O SINAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ADEQUAÇÃO E PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3563

Palavras-chave:

Institutos Federais, SINAES, Avaliação institucional, Regulação, Gestão da educação pública.

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) surgem como uma nova proposta educacional, com o compromisso de unir a construção de conhecimentos à transformação da sociedade. Esse caráter inovador dos IFs decorre das especificidades de sua identidade institucional, caracterizado pela oferta curricular verticalizada da educação, a partir da educação básica, passando pelo ensino técnico, formação inicial e continuada até os níveis superiores. Esta complexidade de organização dos IFs cria a necessidade de diferenciarem-se das universidades, pois estas especificidades produzem sua identidade singular. Atualmente o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é a política que avalia e regulamenta as instituições que ofertam educação superior. Esse estudo busca identificar os desencontros entre o SINAES e os IFs no âmbito da avaliação. A análise parcial da pesquisa mostra a existência de lacunas em cinco das dez dimensões avaliativas propostas pelo SINAES, apontando a urgência da reflexão no conceito de verticalização, para que os instrumentos de avaliação atendam às singularidades dos IFs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Yoshimitsu Okuyama, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Professor da Área de Informática

Referências

BERNSTEIN, B. Pedagogía, Control Simbólico e Identidad. Madrid: Morata, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Concepção e Diretrizes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. PDE. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação/Inep– Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: Inep, 2009.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, H.; CONCEIÇÃO, M. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005.

LEITE, D. Reformas Universitárias. Avaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

Downloads

Publicado

04/04/2016

Como Citar

MORAES, Márcia Amaral Corrêa de; RAMOS, Josiane Carolina Soares; OKUYAMA, Fabio Yoshimitsu; NUNES, Jaqueline Gomes; PIO, Gabrielli da Silva. O SINAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ADEQUAÇÃO E PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 30–39, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3563. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3563. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.