REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11258Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Teoria Crítica, Alfabetização Científica, Manguinhos.Resumo
Este artigo traz uma reflexão sobre o contexto escolar no ensino fundamental de uma escola em Manguinhos durante a realização de uma pesquisa qualitativa longitudinal fruto de duas dissertações de mestrado. Inicialmente, discutimos sobre uma possível mudança no papel do docente enquanto mediador dos saberes escolares. Em seguida, abordamos a formação do bairro de Manguinhos, nosso campo de estudo, considerando seus principais contextos sociais, refletindo sobre a educação diante da barbárie e a alfabetização científica. Concluímos este estudo ressaltando a importância de uma educação crítica e emancipadora com enfoque na estratégia de emancipação e valorização da cultura local, enfatizando a necessidade de compreender a relação da escola com a política social de bases críticas.
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