As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9951

Palavras-chave:

Bases Conceituais da EPT, Histórias de Vida, Experiência Profissional,

Resumo

O trabalho tem por objetivo investigar as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas narrativas de vida de quatro professoras do IFPA, nos campi de Bragança e Tucuruí. O foco da pesquisa são os processos de identificação das pesquisadas sobre si mesmas como professoras e o papel das experiências de vida que repercutem na formação profissional docente. Utiliza-se como instrumental metodológico a história de vida com o uso da história oral e entrevista. O estudo trata das bases conceituais que fundamentam a EPT, que são: trabalho como princípio educativo, formação humana integral e politecnia, e descreve as histórias de vida das quatro professoras dos dois campi. Os resultados mostram que as bases estão presentes nas falas, sem o conhecimento conceitual; que se identificam com a prática docente; e que as experiências da vida particular encontram vazão na formação profissional.

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Biografia do Autor

Robson de Sousa Feitosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-IFAM turma 2017, especialista em Metodologia do Ensino de História pela FACINTER (2004) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). É servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, como Técnico em Assuntos Educacionais e assume atualmente a função de Coordenador Pedagógico. É membro dos grupos de pesquisa ETTHOS-IFPA (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) e GUEAJA-UFPA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia).

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Publicado

16/06/2021

Como Citar

FEITOSA, Robson de Sousa. As bases conceituais da educação profissional e tecnológica nas histórias de vida de professoras do IFPA campi de Bragança e Tucuruí. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9951, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.9951. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9951. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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