UM EXCURSO SOBRE AS CATEGORIAS EDUCAÇÃO E TRABALHO NO PENSAMENTO DE ISTVÁN MÉSZÁROS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9827

Palabras clave:

Educação. Trabalho. Educação Profissional.

Resumen

A Educação Profissional situa-se na convergência entre os eixos educação e trabalho. Tal convergência não prescinde de aportes teóricos robustos e posicionados politicamente. Neste sentido, o presente trabalho, de natureza bibliográfica propõe uma reflexão sobre a incidência de fenômenos econômicos e produtivos na educação, considerando o pensamento de István Mészáros, com ênfase no exposto em seu Educação para Além do Capital. O estudo das categorias educação e trabalho nesta obra revela ser impossível uma ação verdadeiramente democrática em uma sociedade que domina hierarquicamente o trabalho e tem regras sobre os sistemas educativos que são impostas por personificações do capital. Apenas uma educação com compromisso revolucionário pode romper com a ordem social vigente e superar a reprodução social e econômica, o que se dará com a reestruturação social, reformulação do ensino, das práticas educativas – que estão imbricadas à dimensão ontológica do trabalho e, por fim, da “própria maneira de ser” dos humanos.

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Biografía del autor/a

Loryne Viana Oliveira, Insituto Federal de Brasília

Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás. Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB, desde 2014, atualmente em exercício no Campus Estrutural.

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Publicado

27/06/2020

Cómo citar

OLIVEIRA, Loryne Viana. UM EXCURSO SOBRE AS CATEGORIAS EDUCAÇÃO E TRABALHO NO PENSAMENTO DE ISTVÁN MÉSZÁROS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9827, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9827. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9827. Acesso em: 18 may. 2024.

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