(IN) DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS NORMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9650

Palavras-chave:

Normas disciplinares. Formação humana integral. Ensino médio integrado.

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das normas disciplinares para a formação humana integral dos discentes do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para isso, realizou-se pesquisa documental sobre a Resolução Nº 0032/2009, que trata do uniforme escolar, e a Resolução Nº 009/2014, referente ao regimento disciplinar discente. A análise fundamentou-se essencialmente nos conceitos de Karl Marx e Friedrich Engels sobre omnilateralidade e politecnia, na ideia de escola unitária de Antonio Gramsci e na abordagem de Michel Foucault sobre disciplina, além de outros teóricos que com eles dialogam. Os resultados da pesquisa revelaram que as normas disciplinares discentes do IFMA não contribuem para a formação humana integral visto que têm caráter modelador de conduta, com ênfase na padronização, na vigília e na punição.

 

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Biografia do Autor

Hélis Regina de Sousa Costa, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Técnica-Administrativa do Instituto Federal do Maranhão, mestranda do ProfEpt, especialista em Gestão e Supervisão Escolar e graduada em Pedagogia.

Paula Francineti de Araújo Tavares, Instituto Federal do Maranhão

Professora EBTT do Instituto Federal do Maranhão, Pós-Doutora em LInguística, Doutora em Linguística, Mestre em Linguística, Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Português e graduada em Letras.

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Publicado

21/04/2020

Como Citar

COSTA, Hélis Regina de Sousa; TAVARES, Paula Francineti de Araújo. (IN) DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS NORMAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9650, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9650. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9650. Acesso em: 30 dez. 2024.

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