IMPACTO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA METEOROLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA DO CEFET/RJ, CAMPUS MARACANÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8688

Palavras-chave:

Ensino profissional e tecnológico, História da Ciência, História da Meteorologia

Resumo

De modo geral, o ensino de ciências é passado de maneira fragmentada, muitas vezes descontextualizadas, não sendo diferente no Ensino Médio Técnico do CEFET/RJ. Tomando como referência o curso Técnico de Meteorologia, este trabalho visa analisar a atual forma de ensino e como resgatar a história do desenvolvimento da Meteorologia -  dos seus primórdios aos dias atuais - pode contribuir para um ensino mais interligado e também como maneira de despertar mais o interesse dos alunos. Além disso, levou-se em consideração a opinião dos discentes sobre a relevância que esse tipo de ensino tem e teria para eles.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Brigagão Monteiro de Castro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Museologia pela UNIRIO e Técnica em Meteorologia pelo CEFET/RJ (2018).

Laurio Yukio Matsushita, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Professor de educação básica, técnico e tecnológo (EBTT) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ, Maracanã). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2001).

Referências

AGIRRE, J. S. Cronología de la meteorología dinámica. Fórmula, p. 253-81, 1997.

AQUINO, G. T. M. de. História da Ciência no Ensino Médio: caminhos para uma interdisciplinaridade possível. Khronos, Revista de História da Ciência n. 4, p.14-31. jan. 2012

BARRY, R. G. e CHORLEY, R. J. Atmosfera, Tempo e Clima. 9 ed. Porto Alegre: Bookman. 2013.

BORN, R. M. A Falsa Interface de Nuvem e Sopro: Relações e limites do corpo nas instalações interativas e nos objetos interativos. Florianópolis. 2014.

CEFET/RJ. Apresentação. Disponível em: http://www.cefet-rj.br/index.php/apresentacao. Acesso em: 03 de mar. 2019

CHAGAS, C. Que Raio de História!. 2015. Disponível em: http://cienciahoje.org.br/acervo/que-raio-de-historia/ . Acesso em: 04 de mar. 2019.

CUNHA, G. R. Meteorologia : Fatos & Mitos. 1 ed. Passo Fundo: Embrapa, 1997.

FITZROY, R. The Weather Book: The manual of Practical Meteorology. Londres. Longman, 1863.

FORSDYKE, A. G. : Previsão do tempo e clima. Coleção prisma. ed. Melhoramentos. 1975

FREIRE, C. F. Beaufort: Ciencia, política y aventuras. 2006. Boletín AME. Octubre 2006.

GRINBERG, K. Meteorologia, história e tempestades imprevistas. 2011. Disponível em: http://cienciahoje.org.br/coluna/meteorologia-historia-e-tempestades-imprevistas/. Acesso em: 03 de mar. 2019

GÜNTHER, H.; LOPES JÚNIOR, J. Perguntas abertas versus perguntas fechadas: uma comparação empírica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, V. 6, n° 2, p. 203-213, 1990.

HAMBLYN, R. Como as nuvens ganharam seus nomes? 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UuW1jhxCgx0 Acesso em: 10 mai. 2019.

HIDALGO, M. R.; LORENCINI Jr., Á. . Reflexões sobre a introdução da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: Contribuindo Interfaces, v. 14, n. 2016, p. 19-38, 2012.

MARTINS, S. N. S. Ditados e expressões populares relacionadas com Meteorologia de alguns países europeus. Disponível em: http://meteoropole.com.br/2017/04/ditados-e-expressoes-populares-relacionadas-com-meteorologia-de-alguns-paises-europeus/. Acesso em: 10 de mar. 2019.

MARTINS, S. N. S. Guestpost: El Niño. Disponível em: http://meteoropole.com.br/2014/05/guestpost-el-nino-por-rodrigo-bombardi/. Acesso em: 10 de mar. 2019.

NEIVA FILHO, D. M. ; VASCONCELLOS, C. A. B. ; SOUZA, R. O. L. Políticas Públicas em Educação Profissional Tecnológica: Um Foco na Formação do Curso Técnico de Nível Médio em Meteorologia do CEFET / RJ (2000-2009) .. HOLOS, v. 8, nov./dez. 2015.

NEIVA FILHO, D. M. Formação do Técnico em Meteorologia: Adequação tecnológica às necessidades do mercado de trabalho na região metropolitana do rio de janeiro. 2016

OLIVEIRA, R. J. A escola e o ensino de Ciências. São Leopoldo: Unisinos, 2000.

RODRIGUES, M. Terra do fogo: em busca de um pássaro extremista. Atualidades Ornitológicas, Ivaiporã, PR, n.195, p. 12-15, 2017.

SBMET. História da SBMET. 2013. Disponível em: http://www.sbmet.org.br/portal/sbmet/detalhe.php?id=38 Acesso em: 12 mai. 2019.

SENADO FEDERAL. Do quadrilátero Cruls ao patrimônio histórico e cultural da humanidade. Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/brasilia50anos/not02.asp Acesso em: 11 mai. 2019.

Downloads

Publicado

19/04/2020

Como Citar

CASTRO, Raquel Brigagão Monteiro de; MATSUSHITA, Laurio Yukio. IMPACTO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA METEOROLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE METEOROLOGIA DO CEFET/RJ, CAMPUS MARACANÃ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8688, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8688. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8688. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.