APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): PROPOSTA DE MODELO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7963Palavras-chave:
Metodologias ativas. Ensino. Aprendizagem.Resumo
O objetivo deste trabalho é de investigar a efetividade de um modelo pedagógico voltado ao aprendizado individual do estudante, incorporando-se a ABP, na unidade curricular de “Resistência dos Materiais 1”, do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – campus Aquidauana. Observou-se que 94% dos estudantes concordam que a “aprendizagem baseada em problemas” deve ser utilizada em outras unidades curriculares do curso, 87% dos estudantes concordam que a “aprendizagem baseada em problemas” despertou maior interesse pelas aulas e contribuiu para seu aprendizado e 88% dos estudantes concordam que a “aprendizagem baseada em problemas” proporcionou o desenvolvimento de habilidades como proatividade, criatividade e visão crítica.
Downloads
Referências
ARAÚJO, U. F. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/agosto. 2013.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciência Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BRESSANE, A. et. al. Aprendizagem baseada em dinâmicas: uma proposta pedagógica para formação integral na engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 1, p. 58-71, 2017.
BRESSANE, A.; RIBEIRO, A. I.; MEDEIROS, G. A. Simulação de consultoria como estratégia de ensino na graduação em engenharia ambiental. In: SOARES, S. R.; MARTINS, E. S.; MIRANDA, D. L. (Org.). Série Praxis e Docência Universitária. v. 6. Salvador: DUFOP, 2017.
LEON, L. B.; ONÓFRIO, F. Q. Aprendizagem baseada em problemas na graduação médica – Uma revisão da literatura atual. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 4, outubro/novembro. 2015.
OLIVEIRA, C. M. Metodologia e sociologia em Weber: alguns conceitos fundamentais. Revista Eletrônica Inter-Legere, n. 3, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.