DESVELANDO O PERCURSO FORMATIVO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO CURSO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UMA IES PRIVADA

Autores

  • Antonio Max Ferreira da Costa IFRN
  • Christine Meyreles Felipe da Fonseca IFRN
  • L. de G. M. COSTA

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5736

Palavras-chave:

Percurso Formativo, Educação Profissional, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo configura-se em uma pesquisa empírica e bibliográfica, cuja gênese se deu dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN) em 2015/16, objetivando apresentar os desvelamentos do percurso formativo de dois professores de disciplinas específicas que atuam na Educação Profissional (EP), do Curso de Análises Clínicas, de uma IES privada do estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa se deu em dois momentos, no primeiro momento pesquisamos os autores que fundamentam a formação docente e a formação docente para a Educação Profissional (EP) dentre eles destacam-se: Pimenta (2002), Anastasiou (2002), Tardif (2014), Moura (2008), Araujo (2008) e Freire (1991). Depois de concluída essa etapa fomos ao lócus de pesquisa coletar os dados sobre o percurso formativo dos dois docentes, utilizando como fontes as entrevistas gravadas e posteriormente transcritas na íntegra, feito isso organizamos as transcrições em quadros. Com essa pesquisa chegamos à conclusão que o percurso formativo do docente que atua na Educação Profissional (EP) lócus de pesquisa não possuíam formação específica em licenciatura ou formação didática pedagógica para lecionar na (EP) eles só mobilizavam os saberes técnicos da área e não do ensino e aprendizagem adquiridos nas formações docentes, tanto inicial como continuada, pois um depois estava em fase de conclusão do mestrado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm>. Acesso em 27 de Abr. 2016.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação. Vol. 7. nº 2.mai-/ago, 2008.

FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp.211-236. ISSN 0102-4698. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100010>. Acesso em 27 de Abr. 2016.

GOMES, Heloisa Maria; MARINS, Hiloko Ogihara. A Ação Docente na Educação Profissional. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2013.

MACIEIRA, Daniel de Souza. Limites e possibilidades da formação inicial de professores da educação profissional através do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, segundo as representações de seus egressos. 2009. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p.23-38, jun, 2008.

PETERROSSI, Helena Gemignani. Formação do professor para o ensino técnico. São Paulo: Loyola, 1994.

SOUZA, Antonio Lisboa Leitão de. Formação inicial e continuada de professores para a educação profissional: a política e a produção do conhecimento para a emancipação. In: MOURA, Dante Henrique. Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. São Paulo: Mercado das letras, 2013, p. 385-407.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

DA COSTA, Antonio Max Ferreira; DA FONSECA, Christine Meyreles Felipe; COSTA, L. de G. M. DESVELANDO O PERCURSO FORMATIVO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO CURSO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UMA IES PRIVADA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 82–95, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5736. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5736. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.