O CAMINHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5717Palavras-chave:
Educação profissional, formação docente, trabalho e trabalho docenteResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante a disciplina de Formação Docente para Educação Profissional (EP) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). A pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivo analisar os conceitos de trabalho e trabalho docente de professores que atuam na EP. Foram realizadas entrevistas com professores da área de formação técnica de duas instituições de ensino profissionalizante do município de Natal/RN. Para sistematizar a coleta de dados, utilizamos o instrumento de Análise de Conteúdos de Bardin (2011). Após a análise dos dados, identificamos que os professores concebiam o trabalho docente de forma distinta de outros tipos de trabalho, todavia, não conseguiram sinalizar quais saberes eram específicos da prática docente. Para a realização da referida pesquisa, entre os autores que fundamentaram o referencial teórico, podemos destacar: Antunes (2013), Ciavatta (2012), Marx (1980), Moura (2013), Ramos (2014) e Saviani (2003).
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