O CAMINHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5717

Palavras-chave:

Educação profissional, formação docente, trabalho e trabalho docente

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante a disciplina de Formação Docente para Educação Profissional (EP) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN). A pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivo analisar os conceitos de trabalho e trabalho docente de professores que atuam na EP. Foram realizadas entrevistas com professores da área de formação técnica de duas instituições de ensino profissionalizante do município de Natal/RN. Para sistematizar a coleta de dados, utilizamos o instrumento de Análise de Conteúdos de Bardin (2011). Após a análise dos dados, identificamos que os professores concebiam o trabalho docente de forma distinta de outros tipos de trabalho, todavia, não conseguiram sinalizar quais saberes eram específicos da prática docente. Para a realização da referida pesquisa, entre os autores que fundamentaram o referencial teórico, podemos destacar: Antunes (2013), Ciavatta (2012), Marx (1980), Moura (2013), Ramos (2014) e Saviani (2003).

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Publicado

15/06/2017

Como Citar

SANTOS, Maria Gerusa; MORAIS, João Kaio Cavalcante; BRANDÃO, Pollyanna Araújo. O CAMINHO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 96–110, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5717. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5717. Acesso em: 31 out. 2024.

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