SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFAM – CAMPUS LÁBREA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4503

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Saberes Docentes, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os conceitos iniciais à compreensão da tecnologia e como ela deve ser usada para a realização de uma Educação Profissional mais humanizada. Abordará a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a organização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, bem como disponibilizar conhecimento acerca das tendências para a formação de professores, com ênfase aos Saberes Docentes elencados por Maurice Tardif. A metodologia utilizada foi leitura de literatura especializada (livros e artigos), fichamentos, sínteses e resenhas realizadas durante a disciplina ‘Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico’, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O estudo mostra a necessidade de uma Educação Profissional mais humanizada na formação de professores do IFAM – Campus Lábrea e propõe a inserção de novos saberes para as práticas docentes, almejando o desenvolvimento da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

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Referências

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

SANTOS, Antonio Paulino; AZAVEDO, Rosa Oliveira Marins. SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFAM – CAMPUS LÁBREA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 36–50, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.4503. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4503. Acesso em: 23 abr. 2024.

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