SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFAM – CAMPUS LÁBREA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4503

Palavras-chave:

Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Saberes Docentes, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar os conceitos iniciais à compreensão da tecnologia e como ela deve ser usada para a realização de uma Educação Profissional mais humanizada. Abordará a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a organização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, bem como disponibilizar conhecimento acerca das tendências para a formação de professores, com ênfase aos Saberes Docentes elencados por Maurice Tardif. A metodologia utilizada foi leitura de literatura especializada (livros e artigos), fichamentos, sínteses e resenhas realizadas durante a disciplina ‘Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico’, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O estudo mostra a necessidade de uma Educação Profissional mais humanizada na formação de professores do IFAM – Campus Lábrea e propõe a inserção de novos saberes para as práticas docentes, almejando o desenvolvimento da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BAPTAGLIN, Leila Adriana. A Educação Profissional e Tecnológica e a Aprendizagem da Docência: O que está sendo pesquisado nas produções acadêmico-científicas? CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - (EDUCERE), 11., Anais... Pontifícia Universidade Católica - UFSM, Curitiba, p. 2013.

BAZZO, W. A.; BAZZO, J. L. S.; PEREIRA, L. T. V. Conversando sobre a Educação Tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

_______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.

_______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica.

_______. Resolução n 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (CNE/CEB). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 set. 2012. Seção 1, p. 22.

CAMPOS, Alessandra T.; (org). Os saberes docentes para a formação de professores de Educação Profissional e Tecnológica. EDUCITEC – Revista de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Tecnológica (Manaus), v.1 n.1, p. 1-9, ano 2015.

CUNHA, Emmanuel R. Os saberes docentes ou saberes dos professores. Revista Cocar, Belém, v. 1, n. 2, p. 31-39, jul./dez., 2007.

DURÃES, Marina N. Educação Técnica e Educação Tecnológica: Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Educação e Realidade, v.34, n.3, p. 159-175, set/dez 2009.

GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais... Londrina: EDUEL, 2009. p. 1-28.

GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação Qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, p. 149-160, 2003.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LÁBREA, Instituto Federal do Amazonas – Campus. PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional 2014–2018_Campus Lábrea. Lábrea, 2014.

MACHADO, Lucília Regina de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. In: Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/ Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, v.1, n.1, p. 8 – 22, 2008.

MANCEBO, D. Tecnologia na Educação: uma questão de transformação ou de formação. Campinas, SP: Alínea, 2009.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In: Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, v.1, n.1, p. 25 – 38, 2008.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PEÑA, M. D. J.; ALVES, M. R.; PEPPE, M. A. Educação, tecnologia e humanização. Caderno de pós-graduação em Educação, Artes e História da Cultura. São Paulo, v.3, n.1, p. 9-19, 2003.

PREZI. Biografia de Maurice Tardif. Disponível em https://prezi.com/bxcy1rmxydtl/maurice-tardif-saberes-escolares-e-saberes-profissionais/ acesso em: 04 abr. 2016.

SANTOS, Alzanira S.; AZEVEDO, Rosa Oliveira M.; GONZAGA, Amarildo G. Tendência dos Saberes na formação profissional do professor: um olhar a partir do ensino tecnológico. EDUCITEC – Revista de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Tecnológica (Manaus). v.1 n.2, p. 1-8, ano 2015.

SILVA, Caetana Juracy Rezende. Institutos Federais: Lei 11.892, de 29/12/2008_Comentários e Reflexões. Brasília: Editora do IFRN, 2009.

SILVA, Gildemarck C. Tecnologia, Educação e Tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP (online), Brasília, v.94, n.238, p. 839-857, set./dez. 2013.

SOUZA, Elias Bezerra de. Reflexões para uma educação metacompetente. São Paulo: Scortecci, 2015.

TARDIF. Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr., 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docente e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VERASZTO, E. V. Projeto Teckids: educação tecnológica no ensino fundamental. 2004. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. Revista de Ciências e Tecnologias de informação e Comunicação do CETAC.MEDIA, n.7, 2008. p. 60 – 85.

Downloads

Publicado

14/04/2017

Como Citar

SANTOS, Antonio Paulino; AZAVEDO, Rosa Oliveira Marins. SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFAM – CAMPUS LÁBREA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 36–50, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.4503. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4503. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.