GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM CASO PRÁTICO DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIA NA ACADEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3488

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Educação Profissional, Curso Superior de Tecnologia

Resumo

Este artigo descreve um caso prático de aplicação de metodologia baseada nos princípios de Gerência de Projetos para análise de conformidade e consequente reformulação dos Cursos Superiores de Tecnologia do campus Campos Centro do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense). O objetivo é compatibilizar a oferta de profissionais da área tecnológica com a demanda dos sistemas produtivos regionais à luz das diretrizes da SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação) e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Com base em um diagnóstico da situação atual, ações afirmativas subsequentes foram adotadas, tais como: readequação da oferta, com a reformulação de matrizes; inserção de projeto integrador; detecção de causas de evasão e redução desta; e acompanhamento 

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Biografia do Autor

Sérgio Vasconcellos Martins, Instituto Federal Fluminense

Professor Titular do IFF

Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial do IFF.

Leonardo Carneiro Sardinha, IF Fluminense/ campus Campos Centro

Professor da EBTT em Eletrotécnica/Diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados

Aline Pires Vieira de Vasconcelos, IF Fluminense/ campus Campos Centro

Informática/ Professor de EBTT/Assessora Acadêmica da Direção

Suélly Lima dos Santos, IF Fluminense/campus Campos Centro

Professora da EBTT de Telecomunicações / Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Referências

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

MARTINS, S. V.; SARDINHA, L. C.; VASCONCELOS, A. P. V. de; SANTOS, S. L. dos. GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM CASO PRÁTICO DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIA NA ACADEMIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 61–73, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3488. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3488. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS