EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ATRAVÉS DA EAD: UM OLHAR NO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3478Palavras-chave:
EAD, Saúde, Educação Profissional .Resumo
pesquisa apresenta uma análise quantitativa dos cursos de aperfeiçoamento voltados para educação continuada dos profissionais de saúde no Rio Grande do Norte (RN) através da Educação à Distância (EaD), nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) do RN e uma análise qualitativa referente as justificativas, aos objetivos dos cursos e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) utilizados pelos IES. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica, do tipo exploratório, através de pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de textos descritivos nos sites oficiais das IES que apresentam os cursos de aperfeiçoamento na área de saúde. A análise da pesquisa foi realizada através da coleta de dados sobre o quantitativo das ofertadas nas IES desses cursos na modalidade presencial e EaD; a partir dos tipos de AVA utilizados nesses cursos e também através da leitura crítica-reflexiva dos conteúdos referentes a justificativa do curso e os objetivos destes para atuar na modalidade EaD. A pesquisa mostrou que no IES privadas ainda estão presas uma metodologia tradicional da EaD, metodologia e-Learning, e isso colabora para uma não aceitação da EaD não só na formação continuada como também na formação inicial dos profissionais na área de saúde e aponta que as IES públicas procuram uma aprendizagem colaborativa e interativa, metodologia Educação on-line, mas os cursos estão atrelados a esfera de gestão da saúde pública e falta cursos para o aperfeiçoamento da prática profissional do cotidiano.Downloads
Referências
ALMEIDA, M.E.B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acessado em: 10 nov 2014.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAUDE. Descritores em Ciências da Saúde - DeCS. Disponível em: <http://decs.bvs.br/>. Acessado em: 10 nov 2014.
. BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 17 out 2014.
______. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acessado em: 17 out 2014.
CENTRO UNIVERSITARIO FACEX. UNIFACEX. Cursos. Disponível em: <http://www.facex.com.br/pos-graduacao/cursos>. Acessado em: 21 nov 2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE. UNIRN. Pós-cursos. Disponível em: <http://www.unirn.edu.br/pos/cursos>. Acessado em: 21 nov 2014.
DANTAS, M. B. S. Metodologia do trabalho científico / Maria Betânia da Silva Dantas, Rousiene da Silva Gonçalves, Julimar da Silva Gonçalves - Natal: IFRN Editora, 2011. 294 p. : il. Colo
ESCOLA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. EGRN. Programas e cursos. Disponível em: <http://www.escoladegoverno.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=34889&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=PROGRAMAS>. Acessado em: 21 nov 2014.
FEUERWERKER, L. C. M. Educação na saúde – educação dos profissionais de saúde – um campo de saber e de práticas sociais em construção. Rev. bras. educ. med. vol.31 no.1 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022007000100001&script=sci_arttext>. Acessado em: 10 nov 2014.
FRANCO, M.A; CORDEIRO, L.M; CASTILLO, R.A.F. O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 341-353, jul./dez. 2003.
GOMES, E. P. F; GOMES, H. R. A formação pedagógica e a formação em educação profissional e tecnológica dos tutores da Rede Etec Brasil no IFRN. In: Anais do II Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2013. Disponível em: <http://portal.ead.ifrn.edu.br/wp-content/uploads/2012/coloquio/anais/eixo3/Edilene%20Pereira%20Ferreira%20Gomes%20.pdf>. Acessado em: 10 nov 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. IFRN. Cursos. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-pos-graduacao/lato-sensu>. Acessado em: 21 nov 2014.
OLIVEIRA, M.A.N. Educação à Distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios. Rev. Bras. Enferm. Brasília 2007 set-out; vol.60, nº.5, p.585-589. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v60n5/v60n5a19.pdf>. Acessado em: 21 nov 2014.
MATHIAS, M; SALOMÂO, B. Quem é o docente da educação profissional? Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?
Area=Noticia&Num=535>. Acessado em: 10 nov 2014.
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ. FACULDADE ESTÁCIO DO RIO GRANDE DO NORTE. Cursos em ensino à distância. Disponível em: <http://portal.estacio.br/unidades/faculdade-estacio-do-rio-grande-do-norte/campi/rn/natal/fatern.aspx>. Acessado em: 21 nov 2014.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. UERN. Núcleo de educação à distância. Disponível em: <http://nead.uern.br/>. Acessado em: 21 nov 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. UFRN. Ensino. Disponível em: <http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/>. Acessado em: 21 nov 2014.
UNIVERSIDADE POTIGAR. UNP. EaD. Sociedade Potiguar de Educação e Cultura – APEC. Disponível em: <https://unp.br/ead>. Acessado em: 21 nov 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.