O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO: VANTAGENS, DESVANTAGENS E PRIMEIROS DESAFIOS DA INSTITUIÇÃO

Autores

  • Liz Denize Carvalho Paiva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4116-2674
  • Nádia Maria Pereira de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Professora de Didática e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-6001-8275
  • Celia Regina Otranto Professora de Política da Educação do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0001-8914-5705

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3470

Palavras-chave:

Institutos Federais, Rede Federal, Transformação institucional.

Resumo

O artigo tem por objetivo caracterizar os desafios iniciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, que constitui um dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs criados por meio da Lei 11.892/ 2008 (BRASIL, 2008). Esta lei instituiu ainda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovendo novos contornos ao ensino técnico, tecnológico e profissional. Neste cenário, encontra-se ainda a Lei nº. 13.0005/ 2014 (BRASIL, 2014) que aprova o Plano Nacional de Educação, evidenciando em sua Meta 11, dentre outros aspectos, o objetivo em triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, pondo em relevo os Institutos, dada a sua amplitude territorial e suas particularidades. Neste estudo de natureza qualitativa, foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas, além de pesquisa de campo. Para a apuração dos resultados foi empregada a análise de conteúdo, organizando os dados coletados por meio de categorias com unidades de contexto e de sentido.

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Biografia do Autor

Liz Denize Carvalho Paiva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Mestre pelo Programa de Pòs-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA - da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Professora das disciplinas Avaliação Institucional e Gestão Educacional. 

Nádia Maria Pereira de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Professora de Didática e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pòs-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora de Didática e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA - UFRRJ. É Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFRRJ.

Celia Regina Otranto, Professora de Política da Educação do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino - do Instituto de Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde coordenou o Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares- PPGEduc, de 2012 a 2014 e na presente data é vice-coordenadora do mesmo Programa. É lider do GEPHUR (Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural) atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, ligada ao GT 11 da ANPEd e do OBEDUC/UNIVERSITAS ;Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil.

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Publicado

15/06/2016

Como Citar

CARVALHO PAIVA, Liz Denize; PEREIRA DE SOUZA, Nádia Maria; OTRANTO, Celia Regina. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO: VANTAGENS, DESVANTAGENS E PRIMEIROS DESAFIOS DA INSTITUIÇÃO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 64–74, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2016.3470. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3470. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS