A Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil:

uma análise das resoluções CNE/CEB nº 1/2021 e nº 3/2025

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18819

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas, Materialismo Histórico-dialético

Resumo

Este artigo analisa, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, as resoluções CNE/CEB nº 1/2021 e nº 3/2025, que normatizam a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A investigação centra-se na análise qualitativa e documental das resoluções, considerando seus impactos sobre a organização curricular, as formas de oferta, os princípios pedagógicos e as concepções de formação humana nelas subjacentes. Evidencia-se uma mudança significativa entre os dois marcos normativos, revelando embates entre projetos societários concorrentes. Enquanto a Resolução de 2021 representa uma inflexão neoliberal, marcada pela racionalidade da produtividade e do tecnicismo, a de 2025 apresenta-se como avanço no reconhecimento da diversidade dos sujeitos da EJA e da necessidade de uma formação omnilateral. O artigo sustenta que essas diretrizes expressam disputas entre o capital e o trabalho, sendo a escola um espaço de contradições, mas também de possibilidade de formação para a emancipação humana.

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Valter Garabed de Souza Moreira, UNOESC

UNOESC

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

MOREIRA, Valter Garabed de Souza. A Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: : uma análise das resoluções CNE/CEB nº 1/2021 e nº 3/2025. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18819, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18819. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18819. Acesso em: 1 nov. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas