O peso da desigualdade de gênero na trajetória educacional de mulheres:
desafio e estratégias na EJA-EPT
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18546Palavras-chave:
Mulheres na EPT, Equidade de Gênero, Gêneros e Educação, Desafios Educacionais, Evasão de MulheresResumo
As desigualdades de gênero impactam a educação e o trabalho, limitando a participação feminina em diversos espaços. Na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), essa exclusão se reflete na baixa presença de mulheres em cursos como o Técnico em Edificações. Este estudo, por meio de uma abordagem qualitativa, investiga os desafios enfrentados por alunas de um Instituto Federal no Sul do Brasil, analisando os fatores que levam à interrupção dos estudos e as estratégias adotadas para sua permanência. Os resultados evidenciam barreiras significativas, destacando a necessidade de políticas educacionais inclusivas, com foco na equidade de gênero na formação profissional.
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