O Ensino Médio Integrado na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina:
contextos, disputas e retrocessos a partir da Lei 13.415/2017
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18203Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Currículo Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Reforma do Ensino Médio, Rede Estadual de EnsinoResumo
Este artigo busca analisar as implicações da Lei 13.415/2017 nos cursos Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, por meio do estudo de seus impactos em duas escolas desta rede. Os dados foram coletados por meio de entrevista com gestores, questionário com docentes e fontes documentais. Partindo da análise textual discursiva, observou-se que a reforma impactou na oferta dos cursos, na organização curricular, no trabalho pedagógico e na identidade das Unidades Escolares investigadas, distanciando-as ainda mais das concepções de currículo integrado e formação humana integral a partir da perspectiva histórico-cultural, que fundamentou a proposta curricular desta rede de ensino desde os anos de 1990.
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