Inclusão/exclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo em cursos de Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18041

Palavras-chave:

Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo, Ensino Médio Integrado, Rede Federal

Resumo

A pesquisa apresentada neste manuscrito teve o objetivo de analisar a inclusão/exclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa, de abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico, caracteriza-se como um estudo de Estado do Conhecimento e analisou trabalhos localizados em três repositórios que versam sobre a inclusão/exclusão de alunos com TEA nos cursos integrados da RFEPCT. Após a análise dos trabalhos selecionados, chegamos à conclusão de que o número de alunos com TEA que ingressam nos cursos integrados da referida rede se mostra insatisfatório, de que adaptações curriculares e/ou adequações pedagógicas são fundamentais para promover a inclusão dos alunos com TEA nos cursos integrados, e de que os professores necessitam de formação que contemple as especificidades dos estudantes com TEA.

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Biografia do Autor

Everton de Souza, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Doutorando
em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Técnico
em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC). Bolsista integradl da Unochapecó.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Direito pela Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora Educação nas Ciências pela Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora na Universidade Comunitária
da Região de Chapecó (Unochapecó).

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Publicado

14.07.2025

Como Citar

SOUZA, Everton de; PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Inclusão/exclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo em cursos de Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18041, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18041. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18041. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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