Ética e formação humana integral na educação básica, profissional e tecnológica: reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN
reflexões sobre o Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do IFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17851Palavras-chave:
Ética, Cidadania, ProITEC, Educação ProfissionalResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a ética no contexto educacional de interface na educação básica e educação profissional e tecnológica, a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada do Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, segue as diretrizes de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa. Os resultados sinalizam para uma correlação de ética articulada ao ensino de conteúdos numa perspectiva interdisciplinar, transdisciplinar e transversal nas ações didático-pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento de uma formação humana integral, com foco no processo de letramento cívico dos estudantes advindos do Ensino Fundamental.
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