A revisão integrativa como ferramenta para educação profissional e tecnológica em Bioética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17809

Palavras-chave:

Metodologia, Ética, Revisão de integridade científica, Indicadores de produção científica, Lacunas de evidências

Resumo

Esse estudo apresenta a revisão integrativa como um método e roteiro para estudos em Bioética, aplicados para diferentes níveis educacionais. Com o questionamento de como a revisão integrativa tem sido aplicada nos estudos de Bioética, aplicou-se os descritores: revisão and integrativa and bioética na base de dados OSASISBR. Os 83 artigos integrados foram categorizados nos eixos: apresentação, planejamento, amostragem e análise. As pesquisas atenderam a temas persistentes, urgentes e contemporâneos reiterando a importância do método na articulação de perspectivas multidisciplinares. Contudo, a omissão de explicações, justificativas e referenciais comprometem a transparência, reprodutibilidade, rigor, integridade e comparação entre pesquisas, em distintas áreas.

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Biografia do Autor

Caroline Filla Rosaneli, PUCPR

Pós-doutora pela Cátedra Unesco de Bioética da UnB

Docente do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR

Marta Luciane Fischer, PUCPR

Docente do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

FILLA ROSANELI, Caroline; FISCHER, Marta Luciane. A revisão integrativa como ferramenta para educação profissional e tecnológica em Bioética. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17809, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17809. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17809. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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