Integridade acadêmica na era do ChatGPT
Desafios éticos e as novas fronteiras da Inovação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17803Palavras-chave:
ChatGPT, Inteligência Artificial, Ética na Pesquisa Científica, Plágio, Viés AlgorítmicoResumo
Este artigo investiga as implicações éticas do uso de inteligência artificial generativa (GenAI), como o ChatGPT, na produção da pesquisa científica. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, observou-se a presença recorrente de cinco categorias temáticas principais: confiabilidade das informações, viés informacional, direitos autorais e plágio, segurança de dados e desigualdade de acesso. A falta de confiabilidade nos dados constitui uma das principais razões pelas quais chatbots de IA não devem substituir o julgamento e a responsabilidade dos pesquisadores humanos. O ChatGPT pode adotar vieses e perpetuar preconceitos, além de ampliar desigualdades sociais, caso seu acesso não seja assegurado de maneira equitativa. A IA é amplamente vista como uma ferramenta, não podendo lhe ser atribuída a autoria de conteúdos, e a ausência de menção aos autores originais pode resultar em plágio. Além disso, a arquitetura do ChatGPT não garante plena proteção aos dados privados coletados. O estudo conclui que é necessária a implementação de instrumentos legais sólidos que exijam um gerenciamento seguro e transparente das informações pelas plataformas, além da formulação de diretrizes éticas para o uso de IAs generativas pelas instituições acadêmicas e a compreensão das limitações dessas ferramentas por parte dos autores, a fim de assegurar uma prática de pesquisa mais responsável.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lília Bilati de et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Jistem - Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, p. 55-67, 2005.
AAAI - ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE. Thirty-Eighth AAAI Conference on Artificial Intelligence; Thirty-Sixth Conference on Innovative Applications of Artificial Intelligence; Fourteenth Symposium on Educational Advances in Artificial Intelligence. Editado por Michael Wooldridge, Jennifer Dy, Sriraam Natarajan. Washington, DC: AAAI Press, 2024.
BOAS, Paulo José Fortes Villas; BOAS, José Vitor Polachini do Valle Villas. The use of ChatGPT in scientific publishing. Geriatrics, Gerontology and Aging, v. 17, p. 1-4, 2023.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 fev. 1998.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 ago. 2018.
CATARINI, Paola. Por uma IA democrática, inclusiva e decolonial: “frameworks” de proteção a todos os direitos fundamentais. Jornal da Usp, 16 maio 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/por-uma-ia-democratica-inclusiva-e-decolonial-frameworks-de-protecao-a-todos-os-direitos-fundamentais/. Acesso em: 15 set. 2024.
CETIC.br. Pesquisa TIC Domicílios. 2023. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 17 set. 2024.
COPE. Artificial intelligence and peer review. 2023. Disponível em: https://publicationethics.org/publication-integrity-week-2023/ai-peer-review. Acesso em: 25 set. 2024.
DECOLONIZAI. Manifesto da IA Decolonial. DecolonizAI, 31 mar. 2023. Disponível em: https://decolonizai.com/manifesto-da-ia-decolonial/. Acesso em: 16 set. 2024.
EKE, Daniel. ChatGPT and the rise of generative AI: threat to academic integrity?. Journal of Responsible Technology, v. 13, p. 100060, 2023.
HAMAM, Ahmed Ammar; FATOUH, Amr Hassan. Leveraging ChatGPT in Scientific Research: A Comprehensive Analysis. Revista da Faculdade de Artes de Al-Wadi Al-Jadid, v. 9, n. 18, 2023.
GANJAVI, Conner et al. Publishers’ and journals’ instructions to authors on use of generative artificial intelligence in academic and scientific publishing: bibliometric analysis. BMJ, v. 384, 2024.
GAO, Xiangmin; SHEN, Haoming; DUAN, Joan Huiqiong. A Study on ChatGPT to Alleviate the Difficulties in Writing Scientific Technology Papers. In: 2023 International Conference on the Cognitive Computing and Complex Data (ICCD). IEEE, 2023. p. 118-122.
GUIMARÃES, João Alexandre Silva Alves. O direito ao esquecimento: a última chance de sermos nós mesmos?. Migalhas, 3 set. 2021. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/coluna/migalhas-de-protecao-de-dados/351126/o-direito-ao-esquecimento-a-ultima-chance-de-sermos-nos-mesmos. Acesso em: 15 set. 2024.
HENDRYCKS, Dan; ZHAO, Jeremy; WALLACE, Eric. Red Teaming AI: Evaluating the Risks and Vulnerabilities of Large Language Models. 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2306.01723. Acesso em: 12 set. 2024.
HIRSH-PASEK, Kathy; BLINKOFF, Elena. ChatGPT: Educational friend or foe?. Brookings, 9 jan. 2023. Disponível em: https://www.brookings.edu/articles/chatgpt-educational-friend-or-foe/. Acesso em: 11 set. 2024.
ISIAKU, Labaran et al. Academic Evolution in the Age of ChatGPT: An In-depth Qualitative Exploration of its Influence on Research, Learning, and Ethics in Higher Education. Journal of University Teaching and Learning Practice, v. 21, n. 06, 2024.
KAMOUN, Faouzi et al. Exploring Students’ and Faculty’s Knowledge, Attitudes, and Perceptions Towards ChatGPT: A Cross-Sectional Empirical Study. Journal of Information Technology Education: Research, v. 23, p. 004, 2024.
KHALIFA, Mohamed; ALBADAWY, Mona. Using artificial intelligence in academic writing and research: An essential productivity tool. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, p. 100145, 2024.
LUND, Brady et al. ChatGPT and a new academic reality: AI-written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 74, n. 5, p. 570-581, 2023.
MARWALA, Tshilidzi. Algorithm Bias — Synthetic Data Should Be Option of Last Resort When Training AI Systems. ONU, 28 jul. 2023. Disponível em: https://unu.edu/article/algorithm-bias-synthetic-data-should-be-option-last-resort-when-training-ai-systems. Acesso em: 25 set. 2024.
MENESES, Sônia. Apontamentos sobre o uso de AI na produção e na comunicação de pesquisas. Revista Brasileira de História, v. 43, n. 94, set.-dez. 2023.
MONTINI, Alessandra. Desigualdade digital: o papel da IA na redução ou ampliação das diferenças sociais. Febraban Tech, 12 ago. 2024. Disponível em: https://febrabantech.febraban.org.br/especialista/alessandra-montini/desigualdade-digital-o-papel-da-ia-na-reducao-ou-ampliacao-das-diferencas-sociais. Acesso em: 16 set. 2024.
MOREIRA, Sandra Seabra. Equipe multidisciplinar garante ética em projetos de IA. Revista Ensino Superior, n. 278, p. 34-36, set. 2023.
NATURE. Tools such as ChatGPT threaten transparent science; here are our ground rules for their use. Nature, v. 613, n. 7945, p. 612, 2023.
NEMORIN, Selena. Towards decolonising the ethics of AI in education. Globalisation, Societies and Education, 08 abr. 2024.
NEPAL, Tej Kumar. Exploring the Applications and Challenges of ChatGPT in Research and Academia: A Comprehensive Review. West Science Interdisciplinary Studies, v. 2, n. 05, p. 1043-1050, 2024.
NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Inteligência artificial e cultura: Perspectivas para a diversidade cultural na era digital. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023.
OPENAI. GPT-4. 14 mar. 2023. Disponível em: https://openai.com/index/gpt-4-research/. Acesso em: 21 ago. 2024.
PCAST - President’s Council of Advisors on Science and Technology. Supercharging research: harnessing artificial intelligence to meet global challenges. Executive Office of the President, 2024.
RAHMAN, Md Mizanur et al. ChatGPT and academic research: A review and recommendations based on practical examples. Journal of Education, Management and Development Studies, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2023.
SALVAGNO, Michele; TACCONE, Fabio Silvio; GERLI, Alberto Giovanni. Can artificial intelligence help for scientific writing?. Critical Care, v. 27, n. 1, p. 75, 2023.
SAMPAIO, Rafael Cardoso et al. ChatGPT e outras IAs transformarão a pesquisa científica: reflexões sobre seus usos. Revista de Sociologia e Política, v. 32, p. e008, 2024.
SILVESTRE, Paulo. Inteligência artificial pode ampliar abismo social no Brasil. Estadão, 29 jul. 2024. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/macaco-eletrico/inteligencia-artificial-pode-ampliar-abismo-social-no-brasil/. Acesso em: 17 set. 2024.
SUSARLA, Anjana; GOPAL, Ram; THATCHER, Jason; SARKER, Saonee. The Janus effect of generative AI: charting the path for responsible conduct of scholarly activities in information systems. Information Systems Research, v. 34, n. 2, p. 399-408, 2023.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. STF conclui que direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal. Portal do STF, 11 fev. 2021. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=460414&ori=1. Acesso em: 15 set. 2024.
TLILI, Abderezak et al. What if the devil is my guardian angel: ChatGPT as a case study of using chatbots in education. Smart Learning Environments, v. 10, n. 1, p. 15, 2023.
TORRES-SALINAS, Daniel; ARROYO-MACHADO, Wenceslao. The Many Publics of Science: Using Altmetrics to Identify Common Communication Channels by Scientific Field. arXiv, 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2304.05157. Acesso em: 28 set. 2024.
UNESCO. Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial. Paris: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2022.
UNESCO. Guidance for generative AI in education and research. Paris: UNESCO Publishing, 2023.
VALERI, Julia. Inteligência artificial utiliza base de dados que refletem preconceitos e desigualdades. Jornal da USP, 7 jul. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/inteligencia-artificial-utiliza-base-de-dados-que-refletem-preconceitos-e-desigualdades/. Acesso em: 16 set. 2024.
VILALTA, Lucas Paolo Sanches. É possível termos transparência de algoritmos para sistemas de inteligência artifícial?. Jornal da USP, 05 ago. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/e-possivel-termos-transparencia-de-algoritmos-para-sistemas-de-inteligencia-artificial/. Acesso em: 10 set. 2024.
ZHOU, Liangbin et al. ChatGPT for scientific writing —The coexistence of opportunities and challenges. Journal of Orthopaedic Translation, v. 44, p. A1, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.