Reflexões sobre Ética no uso de Inteligência Artificial em pesquisas no campo da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17376Palavras-chave:
Ética, Inteligência Artificial, Pesquisa, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Os avanços tecnológicos com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) têm impactado a ciência nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação Profissional e Tecnológica. Diante dessa nova realidade, este ensaio objetiva discutir crítica e reflexivamente o uso ético da IA em pesquisas dentro do campo da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, apresenta-se discussões sobre o processo ético na redação de trabalhos acadêmicos e científicos, a responsabilidade dos pesquisadores, e os possíveis impactos para revistas científicas, bem como, para avaliadores e editores científicos. O ensaio contribui ao problematizar a necessidade de serem estabelecidas diretrizes éticas para o uso da IA, por parte das revistas científicas, objetivando preservar a integridade, qualidade e a transparência das investigações e publicações.
Downloads
Referências
BORGES, Marleth Maria Zita Benedito Verde; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; TUMBO, Dionísio Luís. Tecnologias digitais de informação e comunicação e os processos educativos em Moçambique: um estudo centrado em instituições de Educação Profissional e de ensino superior na cidade de Lichinga. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e12353, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12353.
BOULAY, Benedict du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@ D–Revista de Educação a Distância e eLearning, p. e202301, 2023.
CAMPOS, Mônica Schimidt Miyashiro; DE MATOS, Marilyn Aparecida Errobidarte. A inteligência artificial como prática educativa na educação profissional e tecnológica. In: Educação e Inteligência Artificial: desafios e diálogos na contemporaneidade. Editora Científica Digital, 2024. p. 9-19.
CARDOSO, Fábio; SILVA, Natália; BRAGION, Rodrigo; ANDRIOLI, Mary Grace;
CHAVES, Paloma. O uso da inteligência artificial na educação e seus benefícios: uma revisão exploratória e bibliográfica. Ciência em Evidência, v. 4, e023002, 2023.
COSTA, Maria Adélia; RIBEIRO, Giuliano Richard; MOSSIN, Eduardo André. Inteligência artificial: contributos para a prática docente na educação profissional. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 17, p. e022018-e022018, 2023.
ELSEVIER. The use of AI and AI-assisted technologies in writing for Elsevier. https://www.elsevier.com/about/policies-and-standards/the-use-ofgenerative-ai-and-ai-assisted-technologies-in-writing-for-elsevier. 2024.
FREITAS, Leandro; NASCIMENTO, Joelma Aparecida do; SANTOS, Michelle Mendes. Inteligência artificial no ensino técnico: estudo comparativo entre duas metodologias no ensino remoto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11456, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11456.
FREITAS, Valteides Gonçalves de.; DOS SANTOS, Júlio César Neves. Inteligência artificial como ferramenta educacional assistiva para inclusão de deficientes auditivos e pessoas surdas na educação profissional e tecnológica. Seven publicações acadêmicas. 2024. https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/anais7/article/view/10.56238/sevenVmulti2024-027
FREITAS, Leandro; NASCIMENTO, Joelma Aparecida do; SANTOS, Michelle Mendes. Inteligência artificial no ensino técnico: estudo comparativo entre duas metodologias no ensino remoto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11456, 2021. https:doi.org/10.15628/rbept.2021.11456.
LIMONGI, Ricardo. The use of artificial intelligence in scientific research with integrity and ethics. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 16, n. 1, p. e845-e845, 2024.
OLIVEIRA, Laize Almeida; SANTOS, Antonio Marques; MARTINS, Rafael Castelo Guedes; OLIVEIRA, Erlania Lima. Inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa da literatura. Peer Review, v. 5, n. 24, p. 248-268, 2023.
RODRIGUES, Karoline Santos; RODRIGUES, Olira Saraiva. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e45997, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45997.
SAGE. Author Guidelines on Using Generative AI and Large Language Models. Sage Learning Resources. https://learningresources.sagepub.com/author-guidelines-on-usinggenerative-ai-and-large-language-models. 2024.
SILVA, Cláudio Nei Nascimento. A educação profissional e tecnológica e inteligência artificial: um apelo à formação integral ante a antropofagia do CHATGPT. SciELO Preprints, 2023. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7708
STAHL, Bernd Carsten; EKE, Damian. The ethics of ChatGPT–Exploring the ethical issues of an emerging technology. International Journal of Information Management, v. 74, p. 102700, 2024.
WILEY. Best Practice Guidelines on Research Integrity and Publishing Ethics.
https://authorservices.wiley.com/ethics-guidelines/index.html. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.