O Ensino de marketing digital a partir de metodologias ativas

Proposição de sequência didática a ser adotada num curso técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17214

Palavras-chave:

Marketing Digital, Sequência Didática, Metodologias Ativas, Ensino Técnico

Resumo

O presente trabalho aborda a implementação de metodologias ativas no ensino de Marketing Digital no Curso Técnico em Marketing do Campus Sertãozinho do IFSP, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais participativa e prática. A pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática baseada em metodologias ativas para o ensino de Marketing Digital, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e colaborativa aos alunos. O estudo adota uma metodologia de abordagem qualitativa e descritiva, utilizando procedimentos técnicos bibliográficos para fundamentação do referencial teórico. A proposta do presente trabalho, representa uma contribuição para o aprimoramento do ensino de Marketing Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Plinio Alexandre dos Santos Caetano, IFSP

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), atualmente é Diretor Adjunto Acadêmico do Campus Sertãozinho (desde fevereiro/2021); tendo coordenado, no mesmo campus, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (agosto/2016 a fevereiro/2021). Doutor em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e Mestre em Tecnologia Ambiental.

Antonio Henrique Sobrinho de Sousa, Instituto Federal de Educação

Mestrando em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), bacharel em administração pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com segunda graduação tecnológica em gestão de recursos humanos pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui licenciatura em docência na educação profissional técnica de nível médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Possui MBA em liderança e coaching para gestão de pessoas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), MBA em administração e finanças pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Tem especialização em práticas pedagógicas para professores pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), especialização em psicologia organizacional e do trabalho pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), especialização em docência para a educação profissional e tecnológica pelo Instituo Federal do Espírito Santo (IFES), especialização em gestão pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialização em gestão com ênfase em estratégia e marketing pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Possui, ainda, formação técnica em administração pela Escola Técnica Imperador e, também, formação técnica em eletromecânica pela Escola Técnica Soter. Profissional com experiência nas áreas de gestão de pessoas e processos, gestão de contratos, planejamento, controle, gestão da qualidade, logística, suprimentos, recursos humanos, finanças, compras, gestão de ativos e patrimônios. Além disso, possui experiência com docência, atuando na educação profissional técnica e na educação superior.

Bruno Pellizzaro Dias Afonso, IFMG

Bruno é professor de Administração no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, Campus Bambuí. Está responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional - CDI. Foi responsável até 2023 pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (NIE), atuando em projetos de educação empreendedora e cultura da inovação, como o desenvolvimento dos Ambientes de Inovação do campus (Fapemig), IF Mais Empreendedor (Setec/MEC), Vivência Universitária Empreendedora e de Inovação - VUEI (SEDE - Governo MG), Tríplice Hélice (Pibic - campus), dentre outros.É doutor em Administração pela Universidade FUMEC (2014), mestre pela Fundação Pedro Leopoldo (2007) e graduou-se, também em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).É professor desde 2007, atuando em programas de graduação e pós em diversas instituições. Atua também em projetos de pesquisa, extensão e consultoria nas áreas de Internacionalização e Inovação, Logística e Marketing. Foi sócio em empresas voltadas a: educação, pesquisa e consultoria; startup; e alimentação fora do lar. Participou de vários projetos junto a diversas instituições, dentre elas: Senac - MG, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Sebrae Minas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Apex Brasil e Petrobras Distribuidora.Possui interesse nas áreas de Internacionalização Inovação, Logística Produção, Estratégia Marketing.

Referências

ANDRADE, I. R. A.; CARNEIRO, I. M. S. P. Metodologias ativas e sua contribuição no ensino de administração rural de nível técnico. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 6, n. 22, jul./dez. 2020.

ANDRADE, L. G. S. B.; FERRETE, R. B. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica: invertendo a sala de aula em vista de uma aprendizagem significativa. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 2, 2019.

ARAGON, Glauca Torres; MARTINEZ, Silvia Alicia; GIGLIO, Luciana Bockorni Gamis. O ensino tradicional e conceitos perpetuados como senso comum: alguns exemplos em Geociências. Rio de Janeiro: Revista Educação Pública, 2016. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/21/o-ensino-tradicional-e-conceitos-perpetuados-como-senso-comum-alguns-exemplos-em-geocincias>. Acesso em 20 fev. 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARCELLOS, Ricardo; SCHUSTER, Simone. Marketing e Vendas. Curitiba: IFPR, 2012.

BEI EDUCAÇÃO. Portal Bei Educação. Método tradicional de ensino e metodologias ativas: conheça as principais diferenças. São Paulo: Editora MAS, 2020. Disponível em: < https://beieducacao.com.br/metodo-tradicional-de-ensino-e-metodologias-ativas-conheca-as-principais-diferencas/>. Acesso em 25 fev. 2024.

CANHOTO, A. I.; MURPHY, J. Learning from simulation design to develop better experiential learning initiatives: an integrative approach. Journal of Marketing Education, v. 38, n. 2, 2016.

CARVALHO, Ana Amélia A. (org.) Metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais. São Luís: Fapema, 2022.

CARVALHO, A. K. S. et al. A aplicação de metodologias ativas na prática docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior no norte do Piauí. SAJEBTT, Rio Branco/AC, UFAC, v. 8, n. 1. jan./abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FURQUIM, L. et al. Shifting facilitator roles: the challenges and experiences of tutors within Aalborg and Maastricht PBL settings. 2015. Disponível em: https://cornerstone.lib.mnsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1000&context=ie-fac-pubs. Acesso em: 30 abr. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

KOLB, A. Y. et al. On becoming an experiential educator: the educator role profile. Simulation & Gaming, v. 45, n. 2, 2014.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LUDWING. Antonio Carlos Will. Fundamentos e práticas de métodos científicos. Petrópolis: Vozes, 2009.

MACHADO, L. P. et al. Metodologias ativas aplicadas em dois cursos técnicos pelos docentes do IFTO, Câmpus Palmas. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro/SP, v. 32, n. 65, 2022.

MATTAR, J. Metodologias Ativas: para a educação presencial, blended e a distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

PEDRON, Ademar João. Metodologia cientifica: auxiliar do estudo, da leitura e da pesquisa. 3.ed. Brasília: Do autor, 2001.

RÊGO, Luciane Borges do Didática; LIMA, Maria Vitória Ribas de Oliveira. Didática. Recife: UPE, 2010.

SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. O uso de metodologias ativas de aprendizagem em MBA de Marketing. Cad. EBAPE.BR, v. 17, n. 1. Rio de Janeiro, jan./mar. 2019.

SANTANA, Thiago Pires. Prática pedagógica tradicional e inovadora. Maringá: Revista Espaço Acadêmico da Universidade Estadual de Maringá, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/46598/751375140070/>. Acesso em 22 fev. 2024.

SANTOS, N. T. et al. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: breve teorização. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021.

TEIXEIRA, Sandrina; BATISTA, Aron; PORTO JR, Gilson. (orgs) Marketing Digital: Estudos e pesquisas. Palmas: CEOS.PP, 2021.

VICENZI, Tulio Kléber. Fundamentos em Marketing digital. Indaial: Uniasselvi, 2018.

Downloads

Publicado

25.08.2025

Como Citar

CAETANO, Plinio Alexandre dos Santos; SOBRINHO DE SOUSA, Antonio Henrique; AFONSO, Bruno Pellizzaro Dias. O Ensino de marketing digital a partir de metodologias ativas: Proposição de sequência didática a ser adotada num curso técnico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e17214, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.17214. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17214. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.