A educação técnica de nível médio enquanto itinerário formativo

um debate acerca da formação integral a partir da reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15896

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Integral

Resumo

Este artigo objetiva analisar a perspectiva da formação integral dos estudantes no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio enquanto itinerário formativo, a partir dos documentos legais da reforma do Ensino Médio. Por meio de uma análise exploratória, construiu-se uma ordem cronológica dos marcos legais que relacionam o ensino e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o que propiciou explorar os desdobramentos da implantação e oferta dessa educação técnica enquanto itinerário formativo do Ensino Médio. Os achados indicam que as influências de um contexto de mercantilização da educação invadem as políticas educativas que regulamentam a oferta do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, levando a uma formação fragmentada.

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Biografia do Autor

Ana Carina Tavares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação (UNISINOS). Gestora da educação básica privada do RS

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PhD em Educação (U.PORTO/Portugal) e Doutorado em Educação (UNISINOS). Pesquisadora e professora permanente do PPGEDU da UNISINOS

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Publicado

02/09/2024

Como Citar

TAVARES, Ana Carina; FRITSCH, Rosangela; PASINATO, Darciel. A educação técnica de nível médio enquanto itinerário formativo: um debate acerca da formação integral a partir da reforma do Ensino Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15896, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15896. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15896. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS