Igualdade se constrói com representatividade
análise da perspectiva de gênero na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15730Palavras-chave:
Políticas públicas, Feminismos, Ensino médio integradoResumo
Vivenciamos na educação brasileira alguns retrocessos na construção de políticas públicas inclusivas, como a supressão de termos alusivos à igualdade de gênero. Esta pesquisa objetivou mapear e analisar, por palavras-chave, a perspectiva de gênero na Educação Profissional e Tecnológica, a partir da legislação brasileira e documentos institucionais do ensino médio integrado no Instituto Federal do Paraná vigentes de 2018 a 2022. Com pesquisa documental e análise de conteúdo, emergiram as categorias: Inclusão Social, Inclusão Étnico-racial, Estímulo a projetos/ações afirmativas, Epistemologias menos discriminatórias, e Combate a violências e discriminação. Verificou-se termos explicitamente relacionados à perspectiva de gênero, mas pouco articulados a pautas e projetos específicos.
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