Proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações:

contribuindo para a valorização de fazeres-saberes na construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15680

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica, Edificações, Fazeres-Saberes, Construção Civil

Resumo

No ambiente de trabalho da construção civil, profissionais com diferentes níveis de educação formal e especializações se relacionam e mobilizam saberes próprios das funções que desempenham. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consistiu em elaborar uma proposta de intervenção para o curso técnico em edificações com vistas a melhoria da compreensão dos processos construtivos e a valorização dos fazeres-saberes dos profissionais da construção civil. A elaboração da intervenção proposta foi feita a partir de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, que resultou em um plano de intervenção contendo tema, objetivo, descrição, recursos necessários, resultados esperados e forma de avaliação da atividade proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Andrade Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2020) e Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB.

Cícero Pedroza da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação PPGE/UFPB na linha de pesquisa da Educação Popular, Mestres em Educação Popular, Especialista em fundamentos da Educação e práticas Interdisciplinares pela Universidade Estadual de Paraíba UEPB, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba UFPB, Professor Efetivo do Governo do Estado da Paraíba, com formação profissional; LIBRAS EM CONTEXTO, na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência Auditiva FUNAD. atuando como professor pesquisador pela Incubadora de Empreendimentos Solidários INCUBES/UFPB nos procedimentos metodológicos da Educação Popular nas perspectivas dos saberes e práticas das comunidades tradicionais no litoral sul paraibano.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ABRAINC Explica: A importância da Construção Civil para impulsionar a economia brasileira. ABRAINC, [s.l.], 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.abrainc.org.br/abrainc-explica/2021/06/28/abrainc-explica-a-importancia-da-construcao-civil-para-impulsionar-a-economia-brasileira/. Acesso em: 22 maio 2022.

ALLAIN, O.; GRUBER, C.; WOLLINGER, P. R. O Que Avaliar em Educação Profissional? Princípios Epistemológicos da Formação de Trabalhadores. In: MORAES, G. H.; ALBUQUERQUE, A. E. M.; SANTOS, R.; SILVA, S. S. M. O. (org.). Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: Um Campo em Construção. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 2020.

ALMEIDA, G. T.; LAUDARES, J. B. Linguagens e Saberes Profissionais na Construção Civil. Trabalho & Educação; Belo Horizonte: v. 19, n. 3, p. 101-114, set./dez. 2010.

ESTUDOS E PESQUISAS: A Construção Civil e os Trabalhadores: Panorama dos Anos Recentes. [s.l.]: n. 95, 8 jul. 2020. Disponível em: https://www.dieese.org.br/estudosepesquisas/2020/estPesq95trabconstrucaocivil.html. Acesso em: 22 maio 2022.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas Sobre Iniciação à Pesquisa Científica. São Paulo: Editora Alínea, 2001.

JORGE, Maria Aparecida Sanches Silva. Trabalho na Construção Civil no Brasil: Feminização, Segmentação e Consubstancialidade. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

MORAES, G. H.; ALBUQUERQUE, A. E. M. As Estatísticas da Educação Profissional e Tecnológica: Silêncios Entre os Números da Formação de Trabalhadores. In: MORAES, G. H.; ALBUQUERQUE, A. E. M.; SANTOS, R.; SILVA, S. S. M. O. (org.). Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: Um Campo em Construção. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 2020.

PEREIRA, Isabel Brasil. Educação Profissional. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

SANTOS, Paulo Henrique Faleiro. “Deus Lhe Pague!”: A Condição Servente na Construção Civil. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

12/12/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Camila de Andrade; SILVA, Cícero Pedroza da. Proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações: : contribuindo para a valorização de fazeres-saberes na construção civil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15680, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15680. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15680. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.