Proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações:

contribuindo para a valorização de fazeres-saberes na construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15680

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica, Edificações, Fazeres-Saberes, Construção Civil

Resumo

No ambiente de trabalho da construção civil, profissionais com diferentes níveis de educação formal e especializações se relacionam e mobilizam saberes próprios das funções que desempenham. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consistiu em elaborar uma proposta de intervenção para o curso técnico em edificações com vistas a melhoria da compreensão dos processos construtivos e a valorização dos fazeres-saberes dos profissionais da construção civil. A elaboração da intervenção proposta foi feita a partir de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, que resultou em um plano de intervenção contendo tema, objetivo, descrição, recursos necessários, resultados esperados e forma de avaliação da atividade proposta.

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Biografia do Autor

Camila de Andrade Oliveira, Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (2020) e Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB.

Cícero Pedroza da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação PPGE/UFPB na linha de pesquisa da Educação Popular, Mestres em Educação Popular, Especialista em fundamentos da Educação e práticas Interdisciplinares pela Universidade Estadual de Paraíba UEPB, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba UFPB, Professor Efetivo do Governo do Estado da Paraíba, com formação profissional; LIBRAS EM CONTEXTO, na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência Auditiva FUNAD. atuando como professor pesquisador pela Incubadora de Empreendimentos Solidários INCUBES/UFPB nos procedimentos metodológicos da Educação Popular nas perspectivas dos saberes e práticas das comunidades tradicionais no litoral sul paraibano.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Camila de Andrade; SILVA, Cícero Pedroza da. Proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações: : contribuindo para a valorização de fazeres-saberes na construção civil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15680, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15680. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15680. Acesso em: 18 dez. 2024.

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