Ansiedade no Ensino Médio Integrado

um produto educacional construído junto aos estudantes

Autores

  • Weysla Paula Dutra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Cledir Araújo Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre https://orcid.org/0000-0002-7221-5364

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15245

Palavras-chave:

Ansiedade, Adolescentes, Educação Profissional

Resumo

Este artigo apresenta e discute as contribuições dos estudantes de Ensino Médio Integrado (EMI) na construção de uma proposta de intervenção educacional com foco na ansiedade no Instituto Federal do Acre (IFAC). Os estudantes apontaram a necessidade de um espaço que congregasse além de conhecimentos sobre a ansiedade, com informações técnico-científicas em linguagem voltadas ao público adolescente de modo a subsidiar maior conhecimento para a sua prevenção e enfrentamento. Assim, foi criado o Jovem Ansiedade (Joan), um site e aplicativo, que obtive uma avaliação positiva dos discentes e profissionais, configurando-se como uma proposta para a prevenção e enfrentamento da ansiedade por adolescentes do EMI e, potencialmente, por demais estudantes do ensino médio.

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Biografia do Autor

Cledir Araújo Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2004), especialização em Gestão e Administração do Esporte e Lazer pelo Instituto de Ensino Superior do Acre (2005), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre (2014) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Tem experiência nas áreas: Educação Profissional, com ênfase em Práticas Educativas; Educação Física, com ênfase em educação física escolar; e Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: educação profissional, cultura corporal de movimento, capoeira, atividade física e saúde, qualidade de vida e epidemiologia das doenças crônicas.

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Publicado

20/11/2024

Como Citar

DUTRA, WEYSLA PAULA; AMARAL, Cledir Araújo. Ansiedade no Ensino Médio Integrado: um produto educacional construído junto aos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15245, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15245. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15245. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024