A formação integrada nos Institutos Federais

qual o princípio pedagógico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15213

Palavras-chave:

Formação integrada; Institutos Federais; Escola Unitária; Travessia.

Resumo

Por meio desta pesquisa, compreendeu-se como os servidores dos institutos federais desenvolveram o conceito de formação integrada em suas teses e dissertações, produzidas entre os anos de criação desses institutos federais e de aprovação da contrarreforma do ensino médio pelo governo Temer (2008-2017). Tais trabalhos evidenciam a concepção desses servidores/pesquisadores em relação ao ensino médio integrado dos institutos federais e permitem questionar se a concepção de formação integrada hegemônica em implementação guarda a perspectiva de travessia para a escola unitária e a formação omnilateral ou se, apesar da luta travada por seus propositores, a concepção restou reduzida à qualificação de mão de obra a serviço do desenvolvimento do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto José de Amorim, IFTM

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Viçosa (2005) , mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente é professor- ebtt do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação

João Antônio Rocha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutorando em Educação pela UFScar e Professor do IFSP

Referências

BATISTA, Luciana Lima. O ensino da arte no ensino médio integrado: trabalho, integração e arte. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Concepção e prática do ensino médio integrado: a percepção dos professores da ETF Palmas - Tocantis. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

BEZERRA, Daniella de Souza. Políticas e planejamento do Ensino Médio (integrado ao técnico) e da língua estrangeira (inglês): na miragem politécnica e da integração. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BLENGINI, Ana Paula da Graça Souza. O Ensino Médio Integrado: concepções, disputas e indeterminações. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Resumo técnico: censo escolar da educação básica 2021. Brasília: INEP, 2022.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan./abr. 2014.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio;

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-105.

DIAS, Vagno Emygdio Machado. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

FELICIO FILHO, Antonio. O ensino técnico integrado ao ensino médio regular na rede pública: da regulamentação externa à regulação interna. 2016. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação) – Universidade de Araraquara, Araraquara, 2016.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contrarreforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 293-308, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176594

FERREIRA, Oliveiros S. Os 45 cavaleiros húngaros: uma leitura dos cadernos de Gramsci. São Paulo: Hucitec, 1986.

FERREIRA JUNIOR, Amarílio; BITTAR, Marisa. A educação na perspectiva marxista: uma abordagem baseada em Marx e Gramsci. Interface-comunicação, saúde-educação, Botucatu, v. 12, n. 26, p. 635-646, jun./set. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000300014

FIGLIUOLO, Ana Claudia do Lago. Ensino Médio Integrado: um estudo de caso sobre a percepção docente acerca da implementação do decreto nº 5154/04 no curso de turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – campus Belém. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIANELLI, Juliana Gimenes. A educação profissional e os fundamentos da escola unitária gramsciniana: o caso do campus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

GRAMSCI. Antonio. Cadernos do Cárcere. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 2.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. v. 4.

LIMA, Telma C. S. de; MIOTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katalisis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004

LOUREIRO, Terezinha de Jesus Lyrio. Juventude e projetos de futuro: possibilidades e sentidos do trabalho para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

MARÇAL, Fábio Azambuja. O ensino médio integrado no IFRS enfrentando a dualidade. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MARX, Karl. O 18 brumário de Luiz Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MENEZES, Roseany Carla Dantas de. A prática pedagógica na perspectiva curricular do ensino médio integrado: um estudo avaliativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectiva de Integração. Holos, Natal, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

NOSELLA, Paolo. Ensino médio: unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 121-142, jan./mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206007

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. São Paulo: Cortez, 2016.

PANDOLFI, Marcelo de Amorim. “Admirável mundo do empreendedorismo”: adoção do empreendedorismo como princípio educativo no curso técnico em administração do Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

PORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza. A relação entre conteúdo e formas nas políticas de educação profissional referenciadas no projeto de ensino médio integrado. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

PORTO JÚNIOR, Manoel José. O ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense: perspectivas contra-hegemônicas num campo em disputas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

RAMOS, Marise. Possibilidade e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 106-127.

RÊGO, Tânia Maria Silva. Jovens, interações e articulações com a aprendizagem musical no contexto do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (campus Monte Castelo). 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SANTOS, Fernanda Pereira. Ensino Médio Integrado ao Técnico: uma análise da disciplina de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.

SILVEIRA, Raquel Francisca da. A ausência de sentido da formação profissional para o público adolescente: uma investigação no ensino médio integrado do IFTO/Campus Palmas. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015.

SOUSA, Iracyara Maria Assunção. A aplicação dos temas transversais nas aulas de educação física - ensino médio integrado. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

UNESCO. A Reforma da educação secundária: rumo à convergência entre a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades. Brasília: Unesco, 2008.

Downloads

Publicado

26/07/2024

Como Citar

JOSÉ DE AMORIM, Gilberto; ANTÔNIO ROCHA, João. A formação integrada nos Institutos Federais: qual o princípio pedagógico?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15213, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15213. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15213. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS