A formação integrada nos Institutos Federais

qual o princípio pedagógico?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15213

Palavras-chave:

Formação integrada; Institutos Federais; Escola Unitária; Travessia.

Resumo

Por meio desta pesquisa, compreendeu-se como os servidores dos institutos federais desenvolveram o conceito de formação integrada em suas teses e dissertações, produzidas entre os anos de criação desses institutos federais e de aprovação da contrarreforma do ensino médio pelo governo Temer (2008-2017). Tais trabalhos evidenciam a concepção desses servidores/pesquisadores em relação ao ensino médio integrado dos institutos federais e permitem questionar se a concepção de formação integrada hegemônica em implementação guarda a perspectiva de travessia para a escola unitária e a formação omnilateral ou se, apesar da luta travada por seus propositores, a concepção restou reduzida à qualificação de mão de obra a serviço do desenvolvimento do capitalismo.

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Biografia do Autor

Gilberto José de Amorim, IFTM

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Viçosa (2005) , mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente é professor- ebtt do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação

João Antônio Rocha, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutorando em Educação pela UFScar e Professor do IFSP

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Publicado

26/07/2024

Como Citar

JOSÉ DE AMORIM, Gilberto; ANTÔNIO ROCHA, João. A formação integrada nos Institutos Federais: qual o princípio pedagógico?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15213, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15213. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15213. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS