Pedagogia da Alternância na Rede Federal
um retrato nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14802Palavras-chave:
Regime de Alternância, Educação do campo, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este estudo traz um retrato do panorama da Pedagogia da Alternância (PA) nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT). Este estudo objetiva subsidiar educadores e comunidade científica com informações e reflexões sobre o uso da metodologia pelas instituições de EPT. Foram selecionadas instituições que ofertam EPT nos diferentes níveis e modalidades de ensino, chegando ao número de 41 instituições. Para obtenção dos dados, utilizou-se o site do Ministério da Educação e o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC). Os resultados obtidos demonstraram os IFs estão esforçando em cumprir sua missão de qualificar cidadãos com vistas na formação integral e politécnica, usando os princípios norteadores da Pedagogia da Alternância.
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