Relacionamento entre Universidades e a Rede Federal de Ensino

uma análise por Redes Complexas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14356

Palavras-chave:

Educação Profissional, Redes complexas, Instituições de Ensino Superior, Rede Federal de Ensino

Resumo

Este estudo analisa a influência das Instituições de Ensino Superior (IES) na Rede Federal de Ensino, considerando os docentes como intermediadores. Foram aplicados conceitos de redes complexas, utilizando docentes, IES de formação e as unidades de ensino onde atuam como vértices. Redes de cada estado brasileiro foram modeladas, e as propriedades de centralidade de grau e PageRank foram avaliadas. Os resultados indicam que as universidades públicas, especialmente federais, são as principais formadoras de docentes para a rede federal. Também se destaca a crescente relevância dos Institutos Federais na formação de professores. O estudo conclui que há uma padronização na distribuição de docentes na rede federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARABÁSI, Albert-László. Linked: The New Science of Networks. Cambridge, Massachusetts: Perseus Publishing, 2003.

BERGIANTE, Nissia Carvalho Rosa; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de, NUNES, Mariana Vieira Rangel Nunes; PASCHOALINO, Fernanda Fidelis Paschoalino. Aplicação de uma proposta de medida de centralidade para avaliação de malha aérea de uma empresa do setor de transporte aéreo brasileiro. Journal of Transport Literature, v. 5, n. 4, p. 119-135, 2011.

BORDIN, Andréa Sabedra; GONÇALVES, Alexandre Leopoldo; TODESCO, José Leomar. Análise da colaboração científica departamental através de redes de coautoria. Perspectivas em Ciência da Informação. v. 19, n. 2. p. 37-52. 2014.

BRANDÃO, Luana Carneiro; DEL-VECCHIO, Renata Raposo; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de; FRANCISCO, Cristiane Nunes. Evaluating the importance of Brazilian ports using graph centrality measures. Pesquisa Operacional. v. 40, n. e193663. p. 1-17. 2020.

BRANDÃO, Luana Carneiro; DEL-VECCHIO, Renata Raposo; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de. Estudos sobre nova medida de centralidade em grafos: A centralidade em camadas. In: XVIII Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha, 2, 2016, Rio de Janeiro. Anais […]. São Paulo: Blucher, 2016. p. 640-653.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 22 fev. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 de fev. 2021.

BRIN, Sergey; PAGE, Lawrence. The anatomy of a large-scale hypertextual Web search engine. Computer Networks and ISDN Systems, v. 30, n. 1-7, p. 107-117, 1999.

COSTA, Joahannes Bruno Dias da; ROSÁRIO, Denis Lima; CERQUEIRA, Eduardo Coelho. Disseminação de Dados Baseada em Métricas de Redes Complexas Para Sistemas de Transporte Inteligentes. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 2., 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 121-128.

CSARDI, Gabor; NEPUSZ, Tamas. The igraph software package for complex network research. InterJournal, Complex Systems, v. 1695, n. 5, p. 1-9, 2006.

de JONGE, Edwin; WIJFFELS, Jan; VAN DER LAAN, Jan. ffbase: Basic Statistical Functions for Package 'ff'. R package version 0.13.3. 2021. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=ffbase. Acesso em: 10 fev. 2021.

EB. Colégios Militares. (2021). Disponível em: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/colegios-militares/-/asset_publisher/8E9mFznTlAQW/content/ensino-fundamental-e-medio?doAsUserId=ELaKQUVM4wU%3D&inheritRedirect=false. Acesso em: 15 de mai. de 2021.

ESTRADA, Ernesto; KNIGHT, Philip A. A first course in network theory. Oxford: University Press, USA, 2015.

FREEMAN, Linton C.; ROEDER, Douglas; MULHOLLAND, Robert R. Centrality in social networks: II. Experimental results. Social networks, v. 2, n. 2, p. 119-141, 1979.

INEP. Microdados do Censo Escolar da Educação Básica. Ministério da Educação - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em: 10 mar. 2021.

JUNKER, Björn H.; SCHREIBER, Falk. Analysis of Biological Networks. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.

KIM, Bong-Seok. Development of Taekwondo Ranking Model Based on Google PageRank Algorithm. International Journal of Pure and Applied Mathematics. v. 118, n. 19, p. 1267-1278, 2018.

LAVE, Jean; WENGER, Étienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. 138p.

LIU, Bin; JIANG, Shuangyan; ZOU, Quan. HITS-PR-HHblits: protein remote homology detection by combining PageRank and Hyperlink-Induced Topic Search. Briefings in Bioinformatics. v. 21, n. 1, p. 298-308, 2018.

MEC. Expansão da Rede Federal. Ministério da Educação. 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 12 fev. 2021.

MEC. Homologação de Estudos e Títulos. Ministério da Educação. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=62851. Acesso em: 12 fev. 2021.

O’BRIEN, Joseph D.; GLEESON, James P. A complex networks approach to ranking professional Snooker players. Journal of Complex Networks, v. 8, n. 6, p. 1-16, 2021.

PACHECO, José Augusto. Transferência de conhecimento e práticas na formação de professores. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

PAGE, Lawrence; BRIN, Sergey; MOTWANI, Rajeev; WINOGRAD, Terry. The PageRank Citation Ranking: Bringing Order to the Web. 1998. Technical Report. Disponível em: http://ilpubs.stanford.edu:8090/422/1/1999-66.pdf, Acesso em: 16 de mar. de 2021.

PASQUALLI, Roberta; VIEIRA, Josimar de Aparecido; MASCARELLO VIEIRA, Marilandi Maria. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica a Distância da Rede Federal de Educação Brasileira: Análise das Produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 22–31, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2015.3558. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3558. Acesso em: 29 set. 2024.

PEREIRA, Rafael Rodrigues Dias. Método de Análise de Vulnerabilidade Utilizando Redes Complexas: Aplicação na Rede de Transporte Aéreo Brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RIOS, Elane Nardotto. História, perspectivas e contradições no Ensino Médio Integrado na rede federal de Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, p. 7389, 2021.

RONQUI, José Ricardo Furlan. Medidas de centralidade em redes complexas: correlações, efetividade e caracterização de sistemas. 2014. Dissertação (Mestrado em Física). Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.

SITZENFREI, Robert; WANG, Qi; KAPELAN, Zoran; SAVIĆ, Dragan. Using Complex Network Analysis for Optimization of Water Distribution Networks. Water Resources Research, v. 56, n. 8, p. 1-17. 2020.

WU, Tao; CHEN, Xi. PageRank-based analysis and visualization of ethnic entrepreneurship and innovation. 2017, 2nd International Conference on Image, Anais [...], Vision and Computing (ICIVC), 2017, pp. 724-728, doi: 10.1109/ICIVC.2017.7984651.

ZHANG, Junlong; LUO, Yu. Degree centrality, betweenness centrality, and closeness centrality in social network. In: International Conference on Modelling, Simulation and Applied Mathematics (MSAM2017), 2017. Bangkok. Anais […], Advances in Intelligent Systems Research: Atlantis Press, p. 300-303, 2017.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

FRANÇOZO, Rafael Verão; BELDERRAIN, Mischel Carmen Neyra; BERGIANTE, Níssia Carvalho Rosa. Relacionamento entre Universidades e a Rede Federal de Ensino: uma análise por Redes Complexas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14356. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14356. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.