O uso de atividades práticas no Curso Técnico em Segurança do Trabalho e relevância para a futura atuação profissional do egresso
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14027Palavras-chave:
Atividades práticas, Atuação professional, Segurança do TrabalhoResumo
Este trabalho busca apontar a relevância do uso de atividades práticas para a futura atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, demonstrando a importância da inserção dessas atividades durante o desenvolvimento do curso. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, cujo resultado revelou que se trata de uma ferramenta imprescindível para uma formação/capacitação de profissionais que irão desempenhar suas futuras funções, apontando seus principais benefícios, especialmente em relação aos conhecimentos adquiridos que permitem ao aluno uma proximidade maior com a realidade e a possibilidade de exercer com mais segurança sua profissão.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132011000400005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 Mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: Novembro, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77451-cnct-3a-edicao-pdf-1&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 09 jun. 2020.
BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 09 jun. 2020.
DURANT, S. V. N. Formação em segurança do trabalho: uma questão pedagógica. Revista Científica FESA, v.1, n. 20, p. 161-177, nov. 2022.
FALEIROS, M. B.; CARVALHO, M. Atividades práticas problematizadoras em educação ambiental, baseadas nas dimensões de conteúdo. Disponível em: < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_marci_bossi_faleiros.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOES, P. B. de; PILATTI, L. A. Formação profissional e competências: elementos para uma reflexão andragógica. Revista Eletrônica Fafit/Facic, Faculdades Integradas de Itararé, Itararé, SP, v. 3, n. 2, p. 15-34, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.fafit.com.br/revista/index.php/fafit/article/viewFile/51/30>. Acesso em: 16 abr. 2020.
IFRN- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE. Relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE). Natal, 2015. Disponível em:
<https://portal.ifrn.edu.br/extensao/asremt/pae/pesquisa-de-acompanhamento-de-egressos-2015>. Acesso em: 22 mai. 2020.
INOUE, K. S. Y.; VILELA, R. A. G. O poder de agir dos Técnicos de Segurança do Trabalho: conflitos e limitações. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo, v.39, n. 130, p. 136-149, Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S030376572014000200136&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 Mai. 2020.
MENDES, J. F. S. O papel da formação em Segurança e Saúde no Trabalho no desenvolvimento de competências profissionais: estudo de caso. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho) – Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2015.
MORAIS, V. C. S. Atividades experimentais: Implicações no ensino de biologia. 2015. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
MORAZ, C. P. A formação profissional: trajetórias e expectativas dos estudantes nos cursos técnicos subsequentes. 2015. 197f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia)-Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
OLIVEIRA, J. P. Tecnologia social na educação profissional e tecnológica: perspectivas da formação do curso técnico integrado em informática do IFRN - Campus Mossoró. 2015. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
SOUZA, F. C. de. Educação Profissional: História e Ensino de História. 2010. 123f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
WOLLINGER, P. R. Educação em Tecnologia no Ensino Fundamental: Uma Abordagem Epistemológica. 2016. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.