O uso das tecnologias como estratégia de ensino - aprendizagem nos cursos técnicos da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12402

Palavras-chave:

Formação de professores, Estratégias educacionais, Cursos Técnicos em Saúde, Simulação, Tecnologias na Educação.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo investigar o uso das ferramentas tecnológicas como estratégia de ensino-aprendizagem por professores de cursos técnicos profissionalizantes na área da saúde de escolas particulares na Cidade de São Paulo e Santo André - SP. Considerando os objetivos pretendidos, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, com levantamento de dados, através de um questionário eletrônico semiestruturado criado pela ferramenta gratuita online Google Forms. De alguma forma, mesmo que discretamente, os professores estão usando as TDICs durante suas aulas, mas as estratégias de ensino-aprendizagem mediadas pelas tecnologias ainda têm sido pouco exploradas e a inserção das tecnologias por si só sem o preparo dos docentes não gera as transformações necessárias. Mais estudos precisam ser feitos para compreensão do cenário da educação profissionalizante, uma vez que os docentes demonstram certa fragilidade metodológica e essas precisam estar alinhadas com o uso das tecnologias de forma intencional e significativa.

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Biografia do Autor

Patricia Granja Coelho, Senac São Paulo

Cursos Técnicos Saúde e Bem-Estar

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Publicado

07/10/2024

Como Citar

COELHO, Patricia Granja. O uso das tecnologias como estratégia de ensino - aprendizagem nos cursos técnicos da área da saúde . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e12402, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12402. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12402. Acesso em: 31 out. 2024.

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ARTIGOS

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