Relação educação-trabalho: um estudo dos egressos de agronomia do IF goiano – campus Morrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11154

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Egressos,

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer e interpretar as relações entre a formação no curso Superior em Agronomia e a inserção dos egressos das turmas de 2010 e 2011 do IF Goiano – Campus Morrinhos no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, que contou com a participação de 93% dos egressos. Como aporte teórico para as análises recorremos a Frigotto (1991); Ianni (1980); Gadotti (2012); Gramsci (2011); Marx; Engels (1986); Trivinõs (1987) entre outros. Entre os achados da pesquisa confirmou-se a importância do IF Goiano no processo de interiorização do Ensino Superior. Os dados mostraram que 60% dos egressos estavam atuando na área de sua formação, confirmando uma perspectiva positiva para o campo de atuação do Engenheiro Agrônomo.

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Biografia do Autor

Luciana Dos Santos Machado Baldoino, Instituto Federal Goiano - Campus Morinhos

(Primeira Autora)Luciana dos Santos Machado Baldoino-PUC/GO

luciana.balduino@ifgoiano.edu.br

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, servidora do IF Goiano – Campus Morrinhos.

                           (segunda autora) Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita -PUC/GO

mcristinadm@yahoo.com.br

Doutora em Educação pela PUC Goiás, professora no Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da PUC Goiás. 

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Publicado

23/08/2021

Como Citar

BALDOINO, Luciana Dos Santos Machado. Relação educação-trabalho: um estudo dos egressos de agronomia do IF goiano – campus Morrinhos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11154, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11154. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11154. Acesso em: 21 dez. 2024.

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