A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: PONTOS E CONTRAPONTOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.6982Palavras-chave:
Educação profissional. Legislação. História da educação.Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a educação profissional nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), destacando a visibilidade, direcionamento e assunção desse campo educacional na legislação que estabelece as bases educacionais do Brasil. A metodologia consistiu na categorização das LDB, em articulação com decretos e pareceres, problematizados à luz dos pressupostos teóricos dos autores: Ciavatta (2005); Machado (2013), Manfredi (2002), Moura (2007), Frigotto (2010), entre outros. As categorias analisadas são trabalho e educação, estrutura e organização da educação profissional, formação humana e formação docente. Os resultados dessa análise possibilitaram a seguinte conclusão: a educação profissional não foi priorizada em benefício do desenvolvimento social, mas sim do capital, uma vez que os interesses das empresas privadas e do desenvolvimento econômico se sobressaíram nas políticas públicas educacionais; as Leis n. 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96 mantiveram a dualidade estrutural, portanto, a formação humana integral, apesar de ser referida nas LDB, não se materializou na prática; no tocante à formação docente, predominou uma reticência nas LDB, com o objetivo de não comprometer o Estado com o necessário investimento financeiro que esse tema exige, dada as especificidades do campo da educação profissional.
Downloads
Referências
Assis, S. M. de & Medeiros Neta, O. M. de. (jul/dez. 2015). Educação Profissional no Brasil (1960-2010): uma história entre avanços e recuos. Tópicos Educacionais, Recife, v.21, n.2. Recuperado de <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/23171/1/Educa%C3%A7%C3%A3oProfissionalNoBrasil_2015.pdf>.
Ciavatta, M. (2005). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário. Niterói, n. 3. p. 1-20. Recuperado de http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf
Costa, A. M. F. & Nascimento, J. M. (2013). Reflexões sobre a formação técnica, científica e humanística no ensino de 2º grau técnico profissionalizante a partir da Lei Decreto 5.692/71. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica. N. 6, Vol. 1, p. 40. Recuperado de file:///D:/Downloads/3559-12097-1-PB%20(2).pdf
Frigotto, G. (1993). Educação como capital humano: uma teoria mantenedora do senso comum. in G. Frigotto, A produtividade da escola improdutiva. São Paulo. Cortez. 4ª. Ed. (pp. 35-68).
Frigotto, G. (2010). A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. in J. Moll et. al. Educação profissional e tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed (pp.25-41).
Gamboa, S. S. (2001). A globalização e os desafios da Educação no limiar do novo século. in J. C. LOMBARDI (Org.). Globalização, Pós-modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados.
Kuenzer, A. Z. (set. 2011). A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, pp. 667-688.
Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Brasília, DF, 1961. Recuperado de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html
Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1ºe 2º graus, e dá outras providências. Recuperado de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html
Machado, L. R. de S. (2013). Formação de Professores para a Educação Profissional Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. in D.H. Moura (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, (pp.347-361).
Manfredi, S. M. (2002). Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. (2016). Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí.
Moura, D. H. (2007). Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, pp. 1-27. Recuperado de http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110
Rodrigues, I. da S. & Souza, F. das C. S. (2015). Percurso histórico da formação de professores para educação profissional no Brasil (séculos XX-XXI). Anais do III Colóquio Nacional | Eixo Temático III - Formação de professores para a educação profissional. ISSN: 2358-1190.