COMPLEXIDADE, EDUCAÇÃO E ÉTICA PLANETÁRIA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18947

Palavras-chave:

Complexidade; Educação; Ética; Formação; Professores.

Resumo

O paradigma moderno da educação escolar, que se baseia na ciência e racionalidade iluminista, prioriza a disciplina e a fragmentação do conhecimento. Apesar de ter contribuído para avanços significativos, essa abordagem enfrenta críticas atuais, sobretudo no que diz respeito às ideias de Edgar Morin. Ele salienta a necessidade de um pensamento complexo, que reconheça a interatividade entre as disciplinas e promova uma visão integrada da realidade. Morin critica a superespecialização e a simplificação do conhecimento, o que limita a compreensão da complexidade humana, social e ambiental. Dessa forma, propõe-se a transdisciplinaridade como uma maneira de superar a fragmentação do conhecimento e renovar a educação. A formação docente deve estimular a curiosidade, a ética e a capacidade de contextualizar os saberes. Esta abordagem tem como objetivo não apenas formar profissionais técnicos, mas também cidadãos conscientes da sua interdependência com o planeta e comprometidos com uma ética de responsabilidade global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Unijuí

Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professor do Curso de Educação Física, de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Ijuí, RS, Brasil.

Anderson Tedesco, UNOESC

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd/Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - (Unochapecó), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE) - (PPGEd/Unoesc) e da Rede Sur Paideia - (PPGED/UTP). 

Tiago Eurico de Lacerda, UEL

Professor colaborador Adjunto no Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). Realiza estágio pós-doutoral em Educação com pesquisa sobre a formação continuada de professores diante dos paradigmas da cibercultura: a prática docente à luz da complexidade e da educação criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Referências

Lacerda, T. E. & Pedroso, D. S. (2024). Educando para a complexidade: o papel da formação docente no despertar da consciência planetária. Revista Debate Insubmissos, 6 (23), 176-196. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p176-196

Moraes, M. C. (2015). Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Papirus.

Moraes, M. C. (2021). Paradigma Educacional Ecossistêmico: Por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Wak Editora.

Morin, E. (1986). Para sair do século XX). Nova Fronteira.

Morin, E. (1999). O método 3: O conhecimento do conhecimento. Sulina.

Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro (2ª ed.). Cortez; UNESCO.

Morin, E. (2001). A cabeça bem-feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento (5ª ed.). Bertrand Brasil.

Morin, E. (2001a). Ciência com consciência (5ª ed.). Bertrand Brasil.

Morin, E. (2001b). O método 4: As ideias: Habitat, vida, costumes. Sulina.

Morin, E. (2002). A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Bertrand Brasil.

Morin, E. (2002). Amor, poesia, sabedoria. Bertrand Brasil.

Morin, E. (2002). Em busca dos fundamentos perdidos: Textos sobre o marxismo. Sulina.

Morin, E. (2002). O método 1: A natureza da natureza. Sulina.

Morin, E. (2002). O método 2: A vida da vida (2ª ed.). Sulina.

Morin, E. (2003). Introdução ao pensamento complexo (4ª ed.) Instituto Piaget.

Morin, E. (2003). O método 5: A humanidade da humanidade (2ª ed.). Sulina.

Morin, E. (2003). X da questão: O sujeito à flor da pele. Artmed.

Morin, E., & Kern, A. B. (2002). Terra pátria. Sulina.

Morin, E., & Le Moigne, J.-L. (2000). A inteligência da complexidade. Peirópolis.

Morin, E., Almeida, M. da C. de, & Carvalho, E. A. de (Orgs.). (2002). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Cortez.

Morin, E., Ciurana, E.-R., & Motta, R. D. (2003). Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Cortez; UNESCO.

Porto, M. R. S., & Fortunato, I. (2024). Complexidade e cultura em Edgar Morin. Edições Hipótese.

Rodríguez, M. E., & Fortunato, I. (2024). A educação decolonial planetária complexa como ação e subversão: lições de Freire e Morin. Revista Educação Em Questão, 62(71), e-35971. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35971

Publicado

16/11/2025

Como Citar

Silva, S. P. da, Tedesco, A., & Lacerda, T. E. de. (2025). COMPLEXIDADE, EDUCAÇÃO E ÉTICA PLANETÁRIA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI. HOLOS, 2(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18947

Edição

Seção

PROFESSORES PARA QUÊ, PARA QUEM E COM QUEM? PROVOCAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E A PRÁXIS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.