COMPLEXIDADE, EDUCAÇÃO E ÉTICA PLANETÁRIA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18947Palavras-chave:
Complexidade; Educação; Ética; Formação; Professores.Resumo
O paradigma moderno da educação escolar, que se baseia na ciência e racionalidade iluminista, prioriza a disciplina e a fragmentação do conhecimento. Apesar de ter contribuído para avanços significativos, essa abordagem enfrenta críticas atuais, sobretudo no que diz respeito às ideias de Edgar Morin. Ele salienta a necessidade de um pensamento complexo, que reconheça a interatividade entre as disciplinas e promova uma visão integrada da realidade. Morin critica a superespecialização e a simplificação do conhecimento, o que limita a compreensão da complexidade humana, social e ambiental. Dessa forma, propõe-se a transdisciplinaridade como uma maneira de superar a fragmentação do conhecimento e renovar a educação. A formação docente deve estimular a curiosidade, a ética e a capacidade de contextualizar os saberes. Esta abordagem tem como objetivo não apenas formar profissionais técnicos, mas também cidadãos conscientes da sua interdependência com o planeta e comprometidos com uma ética de responsabilidade global.
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