A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: PONTOS E CONTRAPONTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6982

Palavras-chave:

Educação profissional. Legislação. História da educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a educação profissional nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), destacando a visibilidade, direcionamento e assunção desse campo educacional na legislação que estabelece as bases educacionais do Brasil. A metodologia consistiu na categorização das LDB, em articulação com decretos e pareceres, problematizados à luz dos pressupostos teóricos dos autores: Ciavatta (2005); Machado (2013), Manfredi (2002), Moura (2007), Frigotto (2010), entre outros. As categorias analisadas são trabalho e educação, estrutura e organização da educação profissional, formação humana e formação docente. Os resultados dessa análise possibilitaram a seguinte conclusão: a educação profissional não foi priorizada em benefício do desenvolvimento social, mas sim do capital, uma vez que os interesses das empresas privadas e do desenvolvimento econômico se sobressaíram nas políticas públicas educacionais; as Leis n. 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96 mantiveram a dualidade estrutural, portanto, a formação humana integral, apesar de ser referida nas LDB, não se materializou na prática; no tocante à formação docente, predominou uma reticência nas LDB, com o objetivo de não comprometer o Estado com o necessário investimento financeiro que esse tema exige, dada as especificidades do campo da educação profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada e Mestre em História pela UFRN. Doutora em Educação pela mesma instituição. Professora do Centro de Educação da UFRN.

Referências

Assis, S. M. de & Medeiros Neta, O. M. de. (jul/dez. 2015). Educação Profissional no Brasil (1960-2010): uma história entre avanços e recuos. Tópicos Educacionais, Recife, v.21, n.2. Recuperado de <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/23171/1/Educa%C3%A7%C3%A3oProfissionalNoBrasil_2015.pdf>.

Ciavatta, M. (2005). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário. Niterói, n. 3. p. 1-20. Recuperado de http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf

Costa, A. M. F. & Nascimento, J. M. (2013). Reflexões sobre a formação técnica, científica e humanística no ensino de 2º grau técnico profissionalizante a partir da Lei Decreto 5.692/71. Revista Brasileira da Educação Profissional Tecnológica. N. 6, Vol. 1, p. 40. Recuperado de file:///D:/Downloads/3559-12097-1-PB%20(2).pdf

Frigotto, G. (1993). Educação como capital humano: uma teoria mantenedora do senso comum. in G. Frigotto, A produtividade da escola improdutiva. São Paulo. Cortez. 4ª. Ed. (pp. 35-68).

Frigotto, G. (2010). A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. in J. Moll et. al. Educação profissional e tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed (pp.25-41).

Gamboa, S. S. (2001). A globalização e os desafios da Educação no limiar do novo século. in J. C. LOMBARDI (Org.). Globalização, Pós-modernidade e Educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Associados.

Kuenzer, A. Z. (set. 2011). A formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, pp. 667-688.

Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Brasília, DF, 1961. Recuperado de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html

Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1ºe 2º graus, e dá outras providências. Recuperado de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html

Machado, L. R. de S. (2013). Formação de Professores para a Educação Profissional Tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. in D.H. Moura (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, (pp.347-361).

Manfredi, S. M. (2002). Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. (2016). Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí.

Moura, D. H. (2007). Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, v. 2, pp. 1-27. Recuperado de http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110

Rodrigues, I. da S. & Souza, F. das C. S. (2015). Percurso histórico da formação de professores para educação profissional no Brasil (séculos XX-XXI). Anais do III Colóquio Nacional | Eixo Temático III - Formação de professores para a educação profissional. ISSN: 2358-1190.

Downloads

Publicado

01/11/2018

Como Citar

Medeiros Neta, O. M., Pereira, M. de L., Rocha, S. R., & Nascimento, F. de L. S. (2018). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: PONTOS E CONTRAPONTOS. HOLOS, 4, 172–189. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6982

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.