JOSÉ YVAN PEREIRA LEITE, O ENGENHEIRO-EDUCADOR QUE PLANTAVA SONHOS E COLHIA ESPERANÇA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.9228Palavras-chave:
Engenheiro-educador, Biografia, José Yvan Pereira Leite.Resumo
Este texto sobre o engenheiro-educador José Yvan assenta-se na interface entre a história e a biografia. Formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba, no ano de 1987; no ano de 1993, ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Este engenheiro atuou por 26 anos como professor e pesquisador na área de tecnologia mineral, exercendo também funções como pró-reitor de pesquisa e editor de revista científica. José Yvan faleceu em 10 de junho de 2019. Pela perspectiva da biografia histórica na acepção de Le Goff e objetivou-se estudar sobre como José Yvan Pereira Leite constitui-se como engenheiro-educador. O engenheiro-educador é um e outro, ao mesmo tempo é substantivo, é próprio, é epistêmico. A partir de tais considera-se que, como engenheiro-educador José Yvan foi múltiplo, intenso, engenho, claro! Foi um homem de razão e sensibilidade, um semeador de sonhos e coletor de esperanças. José Yvan, vive!
Downloads
Referências
Ciavatta, M. (2005). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário. Niterói, (3)2005. 1-20. Disponível em: http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf Acesso em: 14 ago. 2019.
Cruz, C. C. (2019). Engenheiro educador: experiências brasileiras de formação do perfil técnico capaz de praticar engenharia popular. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, 14(40), 81-110.
Dwek, Maurício. (2008). Perspectivas para a formação em engenharia: o papel formador e integrador do engenheiro e o engenheiro educador. 2008. Tese de Doutorado. EPUSP.
IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (2017). Projetos do Campus Natal-Central conquistam prêmios na SECITEX 2017, c2017. Notícias. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/noticias/projetos-do-campus-natal-central-conquistam-premios-na-secitex-2017. Acesso em: 10 nov. de 2019.
Le Goff, J. (1989). Comment écrire une biographie historique aujourd’hui?. Le débat, 54(03).
Leite, J. Y. P. (2018). Editorial. Holos, 8, 1-2. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2018.8147 Acesso em: 15 nov. 2019.
Leite, J. Y. P. (José Yvan Leite). (2019a). Currículo Lattes. Natal, 2019. Disponível em: https://www.google.com/url?q=http://lattes.cnpq.br/4028840452449224&sa=D&ust=1573910104033000&usg=AFQjCNHK82Z9qTTKoyTZ6oLuaBvabLkMLw
. Acesso em: 10 nov. 2019.
Leite, J. Y. P. (José Yvan Leite). (2019b). Linha do tempo. Natal, jun. 2019. Facebook: joseyvan.leite. Disponível em: https://www.facebook.com/joseyvan.leite. Acesso em: 15 nov. 2019.
Leite, J. Y. P. (2019c). Pesquisa & Inovação. Natal, 2019. Twitter: @PesquisaNatalRN. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://twitter.com/PesquisaNatalRN . Acesso em: 15 nov. 2019.
Moura, D. H. (2007). Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Holos, Natal, (2), 1-27. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110> Acesso em: 04 ago. 2019.
Schmidt, B. B. (2014). Biografia: um gênero de fronteira entre a história e a literatura. Narrar o passado, repensar a história. Campinas, SP: Unicamp, 191-202.
Simões, C. A. (2010). Educação técnica e escolarização de jovens trabalhadores. In: Moll, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, p. 96-117.