AS GESTÕES MUNICIPAIS E O USO DAS INFORMAÇÕES NO PACTO PELA SAÚDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Autores

  • Cláudia Frederico de Melo Secretaria de Estado da Saúde Pública - SESAP/RN
  • Maria Jalila Vieira de Figueirêdo Leite Escola de Enfermagem - UFRN
  • Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho Escola de Enfermagem - UFRN
  • Gilvânia Magda Luz de Aquino Escola de Enfermagem - UFRN
  • Edilene Rodrigues da Silva Escola de Enfermagem - UFRN
  • Cláudia Patrícia Costa de Macedo
  • Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire Prof. Depto de Estatística - CCET/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1216

Resumo

O Pacto pela Saúde vem sendo para as gestões municipais uma experiência de grande relevância, em que uma nova forma de planejamento e avaliação tem sido proposta, com grande necessidade de utilização das informações em saúde. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso das informações no planejamento e execução das ações de saúde. Foram selecionados onze municípios de diferentes portes populacionais e de diferentes regiões do Estado. As opiniões foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas em quatro categorias. As opiniões foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas e analisadas em quatro categorias. Constatou-se que existe por parte dos gestores municipais uma avaliação positiva do processo de implantação do Pacto pela Saúde. Eles reconhecem a importância do uso das informações nos processos decisórios da gestão e aceitam as determinações impostas como naturais, sendo uma oportunidade de articulação e maior responsabilização. Identificaram, ainda, os principais problemas como propositivos, apresentando estratégias para superação dos mesmos para sua qualificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Frederico de Melo, Secretaria de Estado da Saúde Pública - SESAP/RN

Mestre em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cirurgiã-dentista da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, exerceu o cargo de Subcoordenadora de Ações de Saúde da Coordenação de Promoção da Saúde no período de 2006 a maio de 2011. Atualmente exerce suas funções como técnica do Núcleo Estadual da Estratégia Saúde da Famíla e como professora substituta da Escola de Enfermagem de Natal , no curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar -UFRN . Possui experiência na área de Saúde Pública, com ênfase nos seguintes temas: Epidemiologia da Cárie Dentária, Políticas Públicas, Sistema Único de Saúde, Educação Permanente ,Monitoramento e Avaliação, Atenção Básica em Saúde, Gestão em Saúde.

Gilvânia Magda Luz de Aquino, Escola de Enfermagem - UFRN

Escola de Enfermagem - UFRN

Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire, Prof. Depto de Estatística - CCET/UFRN

Prof. Depto de Estatística - CCET/UFRN

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Apoio à Descentralização. Coordenação-Geral de apoio à Gestão Descentralizada. Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE SAÚDE. Seminário do CONASS – Para entender o Pacto pela Saúde. Legislação referente ao Pacto pela Saúde 2006, http://www.conass.org.br>. Acesso em: 08/06/2009.

DRUMOND JR, M. Epidemiologia em Serviços de Saúde. In: CAMPOS, G.W.S ET al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Ed.Fiocruz, 2006.

GALLO, D.L.L, BARBIERI, F.B. Epidemiologia e Serviços de Saúde.Rev.Olho Mágico. Londrina, v.11, n1/2, p.3-8, jan/jun, 2004.

MACHADO, C.V., LIMA, L.D., BAPTISTA T.W.F. Configuração Institucional e o papel dos Gestores no Sistema Único de Saude. In: MOTTA, G.C., PONTES, A.L.M. A organização e a operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007.

NORONHA, J.C, LIMA, L.D, MACHADO C.V. A Gestão do Sistema Único de Saúde: características e tendências. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde no Brasil: contribuições para a Agenda de Prioridades de Pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

OLIVEIRA, M.H.C.B. Pactos de Gestão: divisão de responsabilidades entre Estados e Municípios na descentralização. In: PIERANTONI, C.R, VIANNA, C.M (Org). Gestão de Sistemas de Saúde. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Medicina Social, 2003.

PALMEIRA, G. Epidemiologia. In: ROZENFELD, S (Org). Fundamentos de Vigilância Sanitária. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2000.

PEREIRA, M.G. Métodos empregados em Epidemiologia. In: PEREIRA, M.G. Epidemiologia Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2003.

PINHEIRO, R.S., ESCOSTEGUY, C.C. Epidemiologia e Serviços de Saúde. In: MEDRONHO, R.A et al. Epidemiologia. São Paulo: Editora Ateneu, 2009.

SCHRAIBER, L.B. et al. Planejamento, gestão e avaliação em saúde: identificando problemas. In: Rev.Ciência&Saúde Coletiva. 4 (2): 221-242, 1999.

VASCONCELOS, C.M. Política e Gestão no SUS: uma interação conflitiva. In: CASTRO, J.L, FORMIGA, J. M.M, VILAR,R.L.A (org).Política e Gestão em Saúde: reflexões e estudos. Natal: Editora Observatório RH NESC/UFRN, 2006.

VASCONCELOS, C.M., PASCHE, D.F. O Sistema Único de Saúde. In: CAMPOS, G.W.S ET al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.

Downloads

Publicado

29/01/2013

Como Citar

Melo, C. F. de, Leite, M. J. V. de F., Carvalho, J. B. L. de, Aquino, G. M. L. de, Silva, E. R. da, Macedo, C. P. C. de, & Freire, F. H. M. de A. (2013). AS GESTÕES MUNICIPAIS E O USO DAS INFORMAÇÕES NO PACTO PELA SAÚDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. HOLOS, 6, 220–236. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1216

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)