EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE ROUSSEAU, PESTALOZZI E MONTESSORI
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17387Palavras-chave:
Ideias pedagógicas, Educação, TrabalhoResumo
Esta pesquisa tem como analisar a relação entre educação e trabalho nas ideias pedagógicas de Rousseau, Pestalozzi e Montessori. Metodologicamente, a pesquisa centra-se em análise hermenêutica de escritos de Rousseau, Pestalozzi e Montessori e de comentadores e pesquisadores do pensamento educacional destes. Esses três pensadores moldaram coletivamente as práticas educacionais modernas, destacando a importância da natureza, da aprendizagem experiencial e das abordagens centradas na criança com vias à promoção do desenvolvimento e da formação integral, onde a escola já não se limitaria às dimensões intelectuais, mas se ocuparia da totalidade dos aspectos do ser humano e o trabalho assumiria a função da atividade à esta formação.
Downloads
Referências
Aranha, Maria Lúcia. (1989). História da Educação. São Paulo: Moderna.
Azevedo, R. Á. D. (1972). As Ideias pedagógicas de Pestallozzi (1746-1827). Revista da Faculdade de Letras: Filosofia, 2, 1972, p. 29.
Boto, Carlota. (2010). A invenção de Emílio como conjectura: opção metodológica da escrita de Vargas, Thiago. (2016). Trabalho e ócio no “Emílio” de Rousseau. Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(29), 122-137. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i29p122-137.
Hilsdorf, Maria Lúcia Spedo. (1998). Pensando a educação nos tempos modernos. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Medeiros Neta, O. M., & Gutierre, L. D. S. (2020). O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori. Educar em Revista, 36, e64213.
Medeiros Neta, O. M. (2023). História das ideias pedagógicas e as importações-exportações: problematizações. Holos, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15100.
Montessori, Maria. (2014). Para educar o potencial humano. Campinas: Papirus.
Montessori, Maria. (1965). Pedagogia Científica. Trad. Aury Brunetti. São Paulo: Flamboyant.
Pironi, Tiziana; Gallerani, Manuela. (2021). O pensamento e a obra de Maria Montessori entre o passado e o presente. Pesquisa de Pedagogia e Didática. Revista de Teorias e Pesquisa em Educação, doi: 10.6092/ISSN.1970-2221/13469
Ramos, Elisabeth Christmann; Franklin, Karen (Org.). (2010). Fundamentos da Educação: os diversos olhares do educar. Curitiba: Juruá. 220p.
Saviani, D. (2007). Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, 12(34), 152-165.
Streck, Danilo R. (2008). Rousseau & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.