ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4457

Palavras-chave:

Abordagem Qualitativa, Pesquisa em Educação, Pós-Graduação em Educação.

Resumo

Objetiva apresentar um levantamento documental concernente ao uso da abordagem qualitativa nos trabalhos de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), tendo como recorte temporal o período de 2004 a 2014. Como documentos, foram utilizadas as dissertações produzidas e publicadas no site do PPGE/UECE. Atentou-se para os métodos de investigação aludidos nos estudos assinalados como qualitativos, as técnicas de coleta de dados e o aporte teórico que versa sobre a abordagem em discussão das dissertações. Das 147 dissertações analisadas no período citado, 143 (97,3%) adotaram a abordagem qualitativa de pesquisa. Os trabalhos ainda pontuam o estudo de caso como o principal método investigativo utilizado. A entrevista e a observação constituem as técnicas de coleta de dados mais empregadas nas dissertações analisadas. O aporte teórico acerca da abordagem qualitativa das produções centra-se na literatura nacional, predominantemente no gênero livro. Há inexpressiva quantidade de artigos, resenhas e outros gêneros textuais sobre abordagem qualitativa nas investigações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE . Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido -UFERSA. Mestre em Educação. Membro dos grupos de pesquisa e estudo em Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Educação, Discursos e Sociedade - UFERSA.

Sarah Bezerra Luna Varela, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação. Professora Assistente da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES).

Referências

André, M. (2001). Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de pesquisa. São Paulo, (113), 51-64.

Chizzotti, A. (2003). A pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. Braga, 16(2), 221-236.

Creswell, J. W., & Clark, V. L. (2013). Plano. Pesquisa de métodos mistos (2ed.). Porto Alegre: Penso.

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação & Sociedade, (79), 257-272.

Flick, U. (2009). Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Josso, M. C. (2010). Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Medeiros, E. A., & Dias, A. M. I. (2015). O estado da arte sobre a pesquisa em Educação do Campo na Região Nordeste (1998 – 2015). Cadernos de Pesquisa, São Luís, 22(03), 115 – 132.

Mendes, J. E., Segundo, M. D. M., & Santos, J. D. G. (2014). A formação do professor da educação básica nos cursos de pós-graduação em Educação do Norte e Nordeste: a relevância social e os desafios históricos. In: Anais do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Natal, RN, Brasil, 22.

Nóbrega-Therrien, S. M., Farias, I. M. S., & Sales, J. A. M. (2010). Abordagens quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação: velhas e novas mediações e compreensões. In: Farias, I. M. S., Nunes, J. B. C., & Nóbrega-Therrien, S. M. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto (Vol. 1, pp. 53-66). Fortaleza: EdUECE.

Nunes, J. B. C. (2010). Busca científica na pesquisa em Educação: tendências atuais. In: Farias, I. M. S., Nunes, J. B. C., & Nóbrega-Therrien, S. M. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto (Vol. 1, pp. 21-32). Fortaleza: EdUECE.

Sampieri, R. H., Callado, C. F., & Lucio, M. D. P. B. (2013). Metodologia da pesquisa (5ed.). Porto Alegre: Penso.

Silva, S. P., Nóbrega-Therrien, S. M., & Farias, I. M. S. (2013). Produções sobre a formação de professores no EPENN: análise do período 2003 a 2011. In: Anais do Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Recife, PE, Brasil, 21.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Medeiros, E. A. de, Varela, S. B. L., & Nunes, J. B. C. (2017). ABORDAGEM QUALITATIVA: ESTUDO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (2004 – 2014). HOLOS, 2, 174–189. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4457

Edição

Seção

ARTIGOS