ÚLCERAS POR PRESSÃO, PREVENÇÃO PRIMÁRIA E EDUCAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA DE ESTUDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.2356

Palavras-chave:

Úlceras por pressão. Prevenção primária. Educação.

Resumo

Realizar uma revisão de literatura integrativa de artigos publicados (2010-2013) em bases de dados científicas. O escopo é verificar quais medidas de prevenção primária e ações educativas são disseminadas para evitar e tratar Úlceras por Pressão (UP) ao desenvolver uma análise crítica do conteúdo dos artigos científicos, diretamente relacionados a temática em tela, que foram indexados à Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).  Foram selecionados os 13 artigos disponíveis gratuitamente na íntegra, que correspondiam ao tema de investigação para compor a fonte da investigação. Constatou-se, no que concerne ao emprego de medidas preventivas, que, enquanto algumas exprimem efeitos positivos comprovados em estudos com bom nível de evidência, outras não apontam efeitos suficientemente comprovados como benéficos ou eficazes. Em relação às medidas educativas, os estudos convergem ao indicar resultados positivos, inclusive, a educação das equipes foi considerada um dos pilares de sucesso no tratamento de UP.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da universidade Estadual do Ceará e do programa de Pós-graduação em educação; Pós-doutora em Educação (UFPB); Doutora em Educação (UFC); Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR); Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino (UFC), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FLATED), Especialista em Psicologia da Educação (FLATED); Pedagoga (UECE); Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME); Editora Chefe da Coleção Práticas Educativas da EDUECE.

Miriam Viviam Baron, Universidade de Santa Cruz do Sul

Fisioterapeuta pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário Internacional Uninter-Curitiba;Pós-Graduanda em Fisioterapia em UTI pela Faculdade Inspirar-Porto Alegre; Mestranda em Promoção da Saúde pela UNISC.

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq.Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará

Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-doutorado em História da Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor adjunto da Universidade Federal do Cear.

Janine Koepp, Universidade de Santa Cruz do Sul

professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Enfermeira pela UNISC; Especialista em Ações Interdisciplinares em Saúde do Trabalhador; Mestre em Educação pela UNISC; Coordenadora da REBRAENSP - Núcleo Vales e Tutora do Pró-Pet Saúde - Redes de Atenção

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Fialho, L. M. F., Baron, M. V., Brandenburg, C., Santana, J. R., & Koepp, J. (2017). ÚLCERAS POR PRESSÃO, PREVENÇÃO PRIMÁRIA E EDUCAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA DE ESTUDOS. HOLOS, 2, 409–423. https://doi.org/10.15628/holos.2017.2356

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