DESIGN COLABORATIVO NA PROTOTIPAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O ENSINO NA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11990

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa, Aplicativo móvel, Ensino na Saúde, Prática docente

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a criação de um protótipo para o ensino hematológico no curso de medicina durante o isolamento físico, ocasionado pela pandemia de Covid-19. A abordagem metodológica é qualitativa de natureza exploratória, consistindo em um estudo de caso. Os resultados indicam que as estudantes envolvidas no projeto de IC puderam desfrutar de um elevado grau de colaboração, visto que o Figma cria uma rede compartilhada, socialmente interativa. Essa ação possibilitou ação participativa, coletiva e a construção de significados. Além disso, observou-se a necessidade de investir em tecnologias que auxiliem a aprendizagem dos alunos e que ampliem possibilidades de construção do conhecimento. Em outros termos, é possível desenvolver estratégias de ensino com essas tecnologias, disponibilizando diferentes contextos de aprendizagem. Assim, o artigo demonstra, de forma prática, como elaborar outros recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo educativo, não somente na saúde, mas em todas as áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus - Unichristus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do Núcleo de Educação a Distância e do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde e Tecnologias educacionais da Unichristus.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

Deodato Narciso de Oliveira Castro Neto, Centro Universitário Christus - Unichristus

Mestrando do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - MESted do Centro Universitário Christus - Unichristus. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

Beatrice Araújo Duarte, Centro Universitário Christus - Unichristus

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Christus - Unichristus desde 2019.

Lia Poti Gomes Cordeiro, Centro Universitário Christus - Unichristus

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Christus - Unichristus desde 2019.

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Publicado

18/06/2021

Como Citar

Nascimento, K. A. S. do, Fialho, L. M. F., Castro Neto, D. N. de O., Duarte, B. A., & Cordeiro, L. P. G. (2021). DESIGN COLABORATIVO NA PROTOTIPAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O ENSINO NA SAÚDE. HOLOS, 2, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11990

Edição

Seção

Dossiê - Políticas educacionais: experiências significativas no Brasil e na Espanha

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