PELOS FIOS DAS MEMÓRIAS DO LIVRO E DA LEITURA: O ARQUIVO ZILA DA COSTA MAMEDE

Autores

  • Charliton José dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Larissa Meira de Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721

Resumo

O artigo objetiva biografar Zila da Costa Mamede, escritora, poetisa e bibliotecária, enfatizando seu protagonismo no universo cultural da produção, organização e circulação do livro no Brasil. Por intermédio da abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, destacam-se as principais contribuições educacionais de Mamede, com suporte na análise de fontes documentais diversas que possibilitam compreender o seu trabalho em prol da expansão das bibliotecas brasileiras, particularmente as do Rio Grande do Norte, com o objetivo de romper os limites de uma cultura elitista predominante do saber. Ao promover maior interação e compartilhamento das instituições formais do saber e a comunidade de leitores, Zila Mamede se imortalizou como intérprete de inquietações humanísticas e literárias de sua época, destacando-se como pioneira na área da Biblioteconomia no Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1997). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1994). Professor Associado II e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPQ PQ2-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas “História da Educação da Paraíba” HISTEDBR/GT-PB

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutoranda em Educação – UFPB. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino – UFC. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FLATED. Especialista em Psicologia da Educação – FLATED. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pesquisadora do “Núcleo de História e Memória da Educação” – NHIME/UFC.

Larissa Meira de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/GT- PB).

Referências

ALMEIDA, Ângela; CASTRO, Marize; MARINHO, Vânia. Zila Mamede: se esse humano dos meus gestos. Natal: Editora UFRN, 2003.

ALVES, Alexandre. Silêncio, mar: a poesia de Zila Mamede nos anos 50. Natal: Sebo Vermelho, 2006.

CASTRO, Marize. Zila Mamede: poética e trabalho – imaginação e desejo. In: Bibliocanto, Ano I, n º 01, outubro de 1994, Natal: UFRN.

DRUMMOND, Carlos. Carta, Rio de Janeiro, 1967. In: SANTOS, Maria das Graças Aquino (Org.). Cartas de Drummond a Zila Mamede. Natal: Sebo Vermelho, 2000.

FERNANDES, J. Charlier. Permanência de Zila Mamede. Jornal Cultural O Galo, Ano I, n º 02, agosto de 1988, Natal: UFRN.

FONSECA, Edson Nery da. Vida e morte de Zila Mamede. In: Jornal Cultural O Galo, Ano I, n º 02, agosto de 1988, Natal: UFRN.

_____ A poesia de Zila Mamede. In: Jornal Cultural O Galo, Ano X, n º 08, setembro de 1998, Natal: UFRN.

_____ Os livros de Zila. In: Bibliocanto. Informativo bimestral. Ano I, n º 01, outubro de 1994, Natal: UFRN.

FRAIZ, Priscila. A dimensão autobiográfica dos arquivos pessoais: o arquivo de Gustavo Capanema. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

LÉVI, Giovani. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

LORIGA, Sabina. A experiência militar. In: LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean-Claude (orgs.). História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MAMEDE, Zila da Costa. Memória viva de Zila da Costa Mamede. Natal: Editora Universitária UFRN, 1987.

________. Rosa de pedra. Natal: Departamento de Imprensa, 1953.

________. Salinas. Rio de Janeiro: Departamento da Imprensa do Ministério da Educação e Cultura, 1958.

________. O arado. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1959.

________. Luis da Câmara Cascudo: 50 anos de vida intelectual (1918-1968). Natal: Fundação José Augusto, 1970.

________. Exercício da palavra. Natal: Fundação José Augusto, 1975.

________. Navegos. Belo Horizonte: Editora Vega, 1978.

________. Civil geometria: bibliografia crítica, analítica e anotada de João Cabral de Melo Neto (1924-1982). São Paulo: Nobel, 1987.

MELO, Paulo de Tarso Correia de. Zila Mamede: itinerário e exercício da poesia. In: MAMEDE, Zila da Costa. Navegos. Belo Horizonte: Editora Vega, 1978.

MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Editando o legado pioneiro: o arquivo de uma educadora. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; BASTOS, Maria Helena Câmara; CUNHA, Maria Teresa Santos. Refúgios do eu (Orgs.). Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPED, n.º 5, set. 1993. p. 33-47.

SANTOS, Maria das Graças Aquino. Roteiros de uma vida: do sertão ao litoral. Natal, 1988. (mimeografado).

Downloads

Publicado

21/11/2013

Como Citar

Machado, C. J. dos S., Fialho, L. M. F., & Vasconcelos, L. M. de. (2013). PELOS FIOS DAS MEMÓRIAS DO LIVRO E DA LEITURA: O ARQUIVO ZILA DA COSTA MAMEDE. HOLOS, 5, 333–346. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1721

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)