ESPORTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

Autores

  • Liege Filgueiras Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • karenine Oliveira Porpino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2557

Palavras-chave:

Estética, Esporte, Educação.

Resumo

O presente texto constitui-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada no programa de pós-graduação em educação da UFRN. Tem como objetivo discutir o esporte a partir da dimensão do vivido, buscando compreender os significados conferidos à prática esportiva e à experiência estética do atleta como educação. Parte de uma abordagem metodológica centrada na fenomenologia como campo de reflexão e interpretação da experiência vivida. Esse entendimento aponta caminhos para uma reflexão sobre o esporte centrada no corpo do atleta, cujos debates teóricos e as intervenções na Educação Física podem transpor qualquer concepção determinista, por uma educação móvel, sensível e inscrita no corpo em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liege Filgueiras Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física (2008), especialização em ensino da Educação Física (2009), mestrado em Educação (2011) e doutorado em Educação (2014), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é docente da rede municipal de Natal e de Parnamirim. É pesquisadora vinculada aos Grupos de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (ESTESIA - UFRN) e Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR - UFRN). Tem experiência na área de Educação Física, Filosofias do corpo, Sociologia do Esporte e das Práticas corporais, Estética e Esporte, atuando e desenvolvendo projetos e pesquisas especialmente nos seguintes temas: corpo, estética, esporte, práticas corporais, fenomenologia e Educação Física.

karenine Oliveira Porpino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua no Curso de Licenciatura em Dança e nos Programas de Pós-graduação em Educação e Artes Cênicas. Tem experiência na área de Artes e Educação Física, com ênfase em Dança, pesquisa os seguintes temas: dança, corpo, educação e estética.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades, 2002.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ELIAS, Nobert; DUNNING, Eric. A busca da excitação, Lisboa: Difel,1992.

LOVISOLO, Hugo. Competição, cooperação e regulações. In: LOVISOLO, Hugo; STIGGER, Marco. Esporte de rendimento e esporte na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 211-217.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Edusp, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

______. Conversas. Tradução de Fabio Landa; Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.

______. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves; Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004b.

______. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de. Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corpo sujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.

PORPINO, Karenine de Oliveira. experiência e conhecimento, 3., 2012, Natal. Anais eletrônicos... Natal: UFRN, 2012. Disponível em: <http://coloquiodocorpo.com.br/>. Acesso em: 5 set. 2012.

RUBIO, Kátia. O imaginário da derrota no esporte contemporâneo. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 1, jan./abr. 2006.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.

WELSCH, Wolgang. Esporte – Visto esteticamente e mesmo como arte? In: ROSENFILD, D. L. (Org.). Ética e estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Downloads

Publicado

21/11/2014

Como Citar

Silva, L. F., & Porpino, karenine O. (2014). ESPORTE COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA. HOLOS, 5, 64–80. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2557

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.