EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA

Autores

  • Karenine OLiveira Porpino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2555

Palavras-chave:

Experiência, movimento, formação docente, dança

Resumo

O presente projeto tem como objeto de investigação as experiências do movimento como referências para a formação do professor de dança. Compreende-se a experiência a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty, como modo de ser no mundo e delimitam-se para a investigação as experiências relacionadas à cultura de movimento, em geral, e a dança, em particular. Interessa questionar como o movimento mobiliza o sujeito e interfere em sua formação como professor de dança. Do ponto de vista metodológico a pesquisa orienta-se pela Fenomenologia, com enfoque na produção de narrativas escritas do próprio pesquisador e outros professores artistas da cidade de Natal-RN-Brasil. Nesse sentido, espera-se que a investigação seja capaz de apontar perspectivas para a formação do professor de dança que parta primeiramente de sua própria experiência como ser dançante, dinâmica essa necessária à vinculação do professor a área de conhecimento que exerce a docência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karenine OLiveira Porpino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grade do Norte.

Referências

ALARCÓN, M. Maxine Shhets-Johnstone: Fenomenologia da Dança. O Percevejo (On Line), v. 3, n.2, p. 4-13, 2011.

DA LIU. T’ai Chi Ch’uan e Meditação. São Paulo: Editora Pensamento, 2004.

DUTRA, E. A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 371-378, 2002.

BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas, vol. 1)

CHAUÍ, M. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HUANG, A. C. Expansão e recolhimento: a essência do T’ai Chi. São Paulo: Summus Editorial, 1979.

LAUNAY, I. O dom do gesto. In: Greiner, C. Amorim, C. (Orgs.). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010. (pp. 81-103)

LOUPPE, L. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MACHADO, M. M. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Revista Sala Preta, v. 1, n.2, p. 260-263, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. A Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. Conversas- 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

PESSOA, F. (n.d.) Livro do Desassossego. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000008.pdf. Acesso em: 20/09/2014.

PORPINO, K. Dança é educação: interfaces entre Corporeidade e Estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

ROCHA, T. Por uma docência artista com Dança Contemporânea. In: GONÇALVES, T., BRIONTES, H., PARRA, D. & VIEIRA, C. Docência - Artista do Artista – Docente. Fortaleza: Expresso Gráfica e Editora, 2012. pp. 32-49.

STERN, D. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007.

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, Papirus Editora, 2006.

STRAZZACAPPA, M. A formação do professor de dança. In: GONÇALVES, T., BRIONTES, H., PARRA, D. & VIEIRA, C. Docência - Artista do Artista – Docente. Fortaleza: Expresso Gráfica e Editora, 2012. p. 20-31.

TERRA, A. Onde se produz o artista da dança? In: TOMAZZONI, A., WOSNIAK, C. & MARINHO, N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2009. p. 67-76

VARELA, F., THOMPSON, E., ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

WOSNIAK, C. Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil? In: TOMAZZONI, A., WOSNIAK, C. & Marinho, N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2009. p. 67-76

Downloads

Publicado

21/11/2014

Como Citar

Porpino, K. O. (2014). EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA. HOLOS, 5, 44–53. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2555

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.