O LETRAMENTO VISUAL COMO EXPERIÊNCIA ESTESIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.2554Palavras-chave:
Leitura da Visualidade. Estesia. Corpo. Formação Docente. Artes.Resumo
O presente artigo objetiva discutir o letramento visual como experiência estesiológica, considerando as imagens como artefatos da cultura visual e a mediação da leitura da visualidade como estesia do corpo. Trata-se de um recorte da pesquisa de Doutorado em Educação, a qual estabelece diálogos com a Fenomenologia da Percepção, Alfabetismos Múltiplos e a Formação Docente. Com base na Fenomenologia, a pesquisa entrelaça experiências do mundo vida do pesquisador e de outros docentes das escolas municipais do Natal-RN (Brasil), no cenário da Formação Docente Continuada em Artes - FDCA. Nesse contexto, considera-se a circularidade entre descrição, redução, interpretação, intencionalidade, compreensão e ação. A tese defendida é que o espaço tempo da FDCA irradia um estilo de ser docente mediador da leitura da visualidade como experiência sensível do corpo, sendo a abertura para o mundo um acontecimento do olhar e ler é atribuir sentidos às coisas, às palavras, às imagens, aos sons, ao toque: uma experiência que convida os docentes a agirem quando afetados por ela e se faz estética/estesiológica enlaçando-os por inteiro.
Downloads
Referências
BARBOSA, A.M. (2009). A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva.
________, A. M. (2010) Org. Abordagem Triangular: no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez Editora.
DIDI-HUBERMAN, G. (2010). O que vemos, o que nos olha. (P. Neves, Trad.) São Paulo: Editora 34.
HERNANDEZ, F. (2007). Catadores da Cultura Visual. (A. D. Duarte, Trad.) Porto Alegre: Editora Mediação.
MERLEAU-PONTY, M. (2006). Fenomenologia da Percepção. (3a ed.) (C. A. Ribeiro de Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.
________, M. (2009). O visível e o invisível. (4ª edição). (J. Artur Gianotti e A. Mora d’Oliveira). São Paulo: Perspectiva.
________, M. (2013). O Olho e o Espírito. (1ª ed.). (P. Neves e M. E. Galvão Gomes Pereira). São Paulo: Cosacnaify Portátil.
MORTATTI, M. R. L. (2004) Educação e Letramento. São Paulo: UNESP.
ORTEGA Y GASSET, J. (2011). Ensaios de Estética. (R. Araújo). São Paulo: Cortez.
THE NEW LONDON GROUP. The Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. 1996. Disponível em:
http://wwwstatic.kern.org/filer/blogWrite44ManilaWebsite/paul/articles/A_Pedagogy_of_Multiliteracies_Designing_Social_Futures.htm Acesso em 02/06/2014