EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA

Autores/as

  • Karenine OLiveira Porpino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2555

Palabras clave:

Experiência, movimento, formação docente, dança

Resumen

O presente projeto tem como objeto de investigação as experiências do movimento como referências para a formação do professor de dança. Compreende-se a experiência a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty, como modo de ser no mundo e delimitam-se para a investigação as experiências relacionadas à cultura de movimento, em geral, e a dança, em particular. Interessa questionar como o movimento mobiliza o sujeito e interfere em sua formação como professor de dança. Do ponto de vista metodológico a pesquisa orienta-se pela Fenomenologia, com enfoque na produção de narrativas escritas do próprio pesquisador e outros professores artistas da cidade de Natal-RN-Brasil. Nesse sentido, espera-se que a investigação seja capaz de apontar perspectivas para a formação do professor de dança que parta primeiramente de sua própria experiência como ser dançante, dinâmica essa necessária à vinculação do professor a área de conhecimento que exerce a docência

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karenine OLiveira Porpino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grade do Norte.

Citas

ALARCÓN, M. Maxine Shhets-Johnstone: Fenomenologia da Dança. O Percevejo (On Line), v. 3, n.2, p. 4-13, 2011.

DA LIU. T’ai Chi Ch’uan e Meditação. São Paulo: Editora Pensamento, 2004.

DUTRA, E. A narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 371-378, 2002.

BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas, vol. 1)

CHAUÍ, M. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HUANG, A. C. Expansão e recolhimento: a essência do T’ai Chi. São Paulo: Summus Editorial, 1979.

LAUNAY, I. O dom do gesto. In: Greiner, C. Amorim, C. (Orgs.). Leituras do corpo. São Paulo: Annablume, 2010. (pp. 81-103)

LOUPPE, L. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MACHADO, M. M. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Revista Sala Preta, v. 1, n.2, p. 260-263, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. A Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. Conversas- 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

PESSOA, F. (n.d.) Livro do Desassossego. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000008.pdf. Acesso em: 20/09/2014.

PORPINO, K. Dança é educação: interfaces entre Corporeidade e Estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

ROCHA, T. Por uma docência artista com Dança Contemporânea. In: GONÇALVES, T., BRIONTES, H., PARRA, D. & VIEIRA, C. Docência - Artista do Artista – Docente. Fortaleza: Expresso Gráfica e Editora, 2012. pp. 32-49.

STERN, D. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007.

STRAZZACAPPA, M.; MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, Papirus Editora, 2006.

STRAZZACAPPA, M. A formação do professor de dança. In: GONÇALVES, T., BRIONTES, H., PARRA, D. & VIEIRA, C. Docência - Artista do Artista – Docente. Fortaleza: Expresso Gráfica e Editora, 2012. p. 20-31.

TERRA, A. Onde se produz o artista da dança? In: TOMAZZONI, A., WOSNIAK, C. & MARINHO, N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2009. p. 67-76

VARELA, F., THOMPSON, E., ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

WOSNIAK, C. Bacharelado e/ou licenciatura: quais são as opções do artista da dança no Brasil? In: TOMAZZONI, A., WOSNIAK, C. & Marinho, N. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2009. p. 67-76

Publicado

21/11/2014

Cómo citar

Porpino, K. O. (2014). EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA. HOLOS, 5, 44–53. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2555

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.