POR QUE ENSINO COMO ENSINO? CONTEXTOS E NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.2927Palavras-chave:
aprendizagem da docência, docência, professor formador, ensinoResumo
Este ensaio apresenta reflexões a respeito da trajetória docente, reunindo fundamentos para pensar por que ensino como ensino, destacando os fios condutores de uma caminhada, apresentando contextos e narrativas que compreendem desde a formação inicial e atuação no magistério a atuação como professor formador de professores de matemática no IFCE campus de Cedro. Fundamentado em autores que dialogam sobre a formação de professores e suas necessidades formativas, Gòmez (1992), Zeichner (1993), Schnetzler (2000), Contreras (2002), Tardif (2002) foi possível pensar sobre a docência como espaço de aprendizagem e atuação profissional do professor, os quais exigem atenção frente às demandas da atualidade. Faz-se necessário (re)pensar a formação de professores na perspectiva da racionalidade prática, como espaço de ação e campo de aprendizagem contínua da docência, onde o professor formador deve trabalhar partindo da análise da prática docente para compreender os mecanismos e dispositivos mobilizados pelo professor durante sua ação profissional, examinando o que faz, por que o faz e como pode transformar o que faz (re) construindo-se continuamente.Downloads
Referências
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