Editorial

José Yvan Pereira Leite

Resumo


Hoje lançamos mais uma edição da Revista HOLOS, o terceiro volume deste ano! Ela está acompanhada de um momento difícil da educação, da ciência e da tecnologia brasileira, pois as instituições públicas federais de formação de recursos humanos se encontram em movimento paredista.

É preciso entendimentos para a manutenção da boa quadra de desenvolvimento, àquela que prospecta os grandes problemas nacionais e, com o olhar inovador e de brasilidade, identifica alternativas para um futuro próspero para os brasileiros!

O compromisso da HOLOS com a periodicidade está mantido. O terceiro volume disponibiliza 14 artigos que tratam de temas vinculados aos problemas do desenvolvimento nacional, tais como:energias renováveis, tratamento de efluentes, sistemas embarcados e aplicações de softwares, ações do programa de iniciação à docência (PIBID) da CAPES/IFRN, formação docente e análise pedagógica das provas de vestibular.

O primeiro artigo traz uma contribuição a respeito do uso do biodiesel em frota de ônibus com motores diesel, enquanto o incentivo à regulação da promoção do uso da energia fotovoltaica é tratado no segundo artigo.

A terceira contribuição está vinculada ao estudo da estabilidade térmica da fibra queratina de penas de frango objetivando a obtenção de carbono CF.

Os trabalhos seguintes são da área ambiental. Um trata de estudo comparativo sobre a qualidade sanitária de Peumus boldus Molina industrializadas em Currais Novos/RN, enquanto que o outro analisa a bioaumentação para degradação dos efluentes de processamento da castanha de caju.

Na área de sistemas embarcados e softwares, este terceiro volume traz três artigos, os quais abordam: o monitoramento de plataformas de petróleo através de disponíveis móveis; os sistemas de recomendação baseados em web usage mining; e uso de plugin extrator para verificação de composição pew.

No âmbito do programa de incentivo à docência (PIBID/IFRN/CAPES), este volume apresenta três artigos, a saber: um jogo didático para o ensino de química; ações da geografia para uma formação cidadã; e por último as ações deste projeto no campus Apodi.

O décimo segundo artigo realiza uma análise comparativa da avaliação do ensino superior, a visão do processo de Bolonha e do sistema americano.

No ensino da física, o artigo décimo terceiro traz uma análise sobre a formação docente e o ensino de física experimental no Estado do Rio Grande do Norte.

O último artigo deste volume apresenta uma análise pedagógica das provas discursivas de matemática e química do vestibular.

Os caminhos da HOLOS se ampliam, os quais são identificados pelos inúmeros portais de indexação do periódico. Entre eles: o Directory of Open Access Journals (DOAJ), sistema regional de información em línea para revistas científicas da América Latina, el Caribe y Portugal (LATINDEX), Eletronic Journals Library (EZB-University Library Regensburg), Portal de Periódicos da CAPES, Portal de Conhecimento Nuclear (LIVRE), Library of Congress (LOC), Repositório científico de acesso aberto de Portugal (RCAAP), o PRORCH, Scholar Google, Chinesa Cultura University, Podin Memorial Library - Chaoyang University of Technology (Taiwan), entre outros.

A difusão do periódico nos quatro cantos deve-se à perseverança da grande instituição a ela vinculada, bem como aos seus colaboradores, entre eles os avaliadores ad hoc e os aqueles que creditam seus artigos na HOLOS.

Com a alegria e espírito inovador, convido-os a partilhar conosco a leitura dos artigos deste volume!

Prof. José Yvan Pereira Leite



DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2012.991



 

HOLOS IN THE WORLD